3
respostas

Projeto Pessoal brModelo

Olá, professor! Primeiramente, gostaria de agradecer a didática das suas aulas. Me inscrevi no curso por incentivo do meu marido que é cientista de dados e, por ser formada em direito e não ter afinidade com a área de exatas, pensei que não iria aprender nada. Mas estou bastante feliz por ter concluído o primeiro modulo e ter desenhado o meu primeiro brModelo.

Como dito acima, eu sou advogado e faço parte da equipe de inteligência investigativa dentro da empresa onde eu trabalho. Com isso, desenhei a parte de captação de matrículas que é uma pequena parte do fluxo da área. Eu resumi bastante o fluxo, pois a nossa atividade é bem complexa, mas acredito que à medida que for avançando no curso poderei desenhar o fluxo todo.

Eu fiquei com dificuldade em definir a cardinalidade, por isso vou descrever o fluxo abaixo para que você me informe se desenhei corretamente.

Temos um único gestor de inteligência que solicita todas as matrículas para os casos sob gestão. Então, dentro dessa solicitação podemos ter diversas matrículas e é importante saber para qual caso o documento está sendo solicitado, a data do pedido e o local do cartório, pois temos diligentes para cada região do Brasil.

Quanto as matrículas precisamos do número, RGI (registro geral de imóveis) e endereço do cartório onde a matrícula está registrada. Uma matrícula só pode estar registrada em um único cartório.

Como temos um diligente para fazer a captação da matrícula, precisamos do nome, CNPJ e dos dados bancários.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Leticia,

Interessante saber que você é advogado e se interessa pela área de T.I.

Na sua descrição de modelo, você citou várias entidades, fiquei com algumas dúvidas...

• "Gestor de Inteligência"... Ele é um registro da tabela "Funcionário"?

• "Gestão" é um 'estado' da tabela "documento"? Exemplo: Estado "Finalizada" para fim do processo.

• A matrícula pertence a tabela documento? É um Indentificador único desta tabela? Estou vendo que existe uma entidade "Matrícula"... Uma matrícula me lembra um ID.

• Data do Pedido fica dentro da tabela "Pedido" - Okay;

• Cartório tem seu telefone e endereço. Os cartórios brasileiros com certeza tem uma identificação única no Brasil inteiro definido pelo estado, você pode usar isso como PK (chave primária).

• Caso - Existe uma tabela "caso"?;

Bom, está certo para um primeiro esboço, acredito que precisa ser refinado.

Segue alguns links para você estudar mais sobre cardinalidade:

==========================================================

Conceito Cardinalidade

PEDRO VIEIRA - 26 DE AGOSTO DE 2015

Bom é de extrema importância nós que mexemos com banco de dados saber o conceito cardinalidade quando se cria um banco de dados, bom vou descrever um pouco sobre.

http://www.guiadba.com.br/conceito-cardinalidade/

Modelo Lógico de Banco de Dados

Modelagem de Banco de Dados: Cardinalidade de relacionamento 1:1

EdukaTI

https://youtu.be/dR6oqKlych8

Curso de Modelagem de Dados

Modelagem de Dados - O que são Cardinalidades

Bóson Treinamentos

https://www.youtube.com/watch?v=OVBFFe4-jSM

CARDINALIDADE - BANCO DE DADOS

Cardinalidade - Explicação de Cardinalidade para gerar modelo Lógico - parte 1

Prof. Cíntia Pinho

https://youtu.be/YDIBe2EqvBE

[]'s,

Fabio I.

Olá, professor!

Eu estou ciente que não desenhei todas as entidades pela complexidade do fluxo da área. Por isso resolvi não arriscar muito e fazer uma parte apenas do processo. Contudo, a dúvida que tenho é se eu tinha colocado a cardinalidade dos relacionamentos de maneira correta. *Poderia me informar de maneira resumida o conceito de cardinalidade, por gentileza? *

Quanto as suas perguntas, segue resposta:

"Gestor de Inteligência" é um funcionário

"Gestão" não é um 'estado' da tabela "documento". Dentro da empresa que trabalho temos casos que estão sob gestão, que se refere a casos que estamos trabalhando para recuperar o crédito, portanto, ainda não foram recuperados/finalizados. São casos que o crédito não foi quitado ainda e o processo de execução está em andamento.

A matrícula pertence a tabela documento? Não entendi essa pergunta, mas a matrícula está relacionada a um tipo de documento.

Cartório tem seu telefone e endereço. Sim os cartórios possuem um CNS. Posso ajustar isso.

Eu não desenhei a tabela caso para não complicar muito o modelo, mas sim existe uma tabela "caso".

Olá Letícia,

Desculpe te decepcionar, mas NÃO sou professor, sou aluno.

Legal, é esse o caminho.

Segue a cardinalidade de maneira resumida:

Cardinalidade

• 0..1 (zero ou uma correspondência)
  • 1..1 (exatamente uma correspondência)
  • 0..n (zero ou mais correspondências)
  • 1..n (uma ou mais correspondências)

https://www.ibm.com/docs/pt-br/cognos-analytics/10.2.2?topic=relationships-cardinality

[]'s,

Fabio I.