Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Projeto pedindo a versão mais antiga do java para compilar o projeto - been compiled by a more recent version of the Java Runtime

Estou usando uma versão mais recente do java, porem para compilar preciso de versão inferior 11.

Já tenho a versão instalada em meu equipamento, como faço para configurar a IDE para que ele pegue a correta?

meu erro

Erro: ocorreu LinkageError ao carregar a classe principal br.com.alura.forum.demo.DemoApplicationKt
    java.lang.UnsupportedClassVersionError: br/com/alura/forum/demo/DemoApplicationKt has been compiled by a more recent version of the Java Runtime (class file version 61.0), this version of the Java Runtime only recognizes class file versions up to 57.0

encontrei essa solução https://stackoverflow.com/questions/47457105/class-has-been-compiled-by-a-more-recent-version-of-the-java-environment

tenho essas versões instaladas em minha maquina.

jdk1.8.0_202, jdk-11.0.15.1,jdk-18.0.2, jdk-19

6 respostas

Oi Thailan!

Clica com o botão direito no projeto e vai na opção Open Module Settings. Na janela aberta, no menu lateral Project, verifica nos campos SDK e Language Level a versão do Java.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alterei para jdk 11, fiz o invalidade e restart e o erro persistiu.

O que devo fazer?

PS F:\programacao\mobile\kotlin\alura\back end\projeto\demo> java -version
java version "19.0.1" 2022-10-18
Java(TM) SE Runtime Environment (build 19.0.1+10-21)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 19.0.1+10-21, mixed mode, sharing)
PS F:\programacao\mobile\kotlin\alura\back end\projeto\demo> 

So pra confirmar, você está tentando rodar o projeto dentro do Intellij? Porque se tentar rodar pelo terminal vai dar erro mesmo, pois está o Java 19 padrão no seu computador.

Era pra funcionar, bastando apenas realizar um novo build do projeto:

O print do terminal foi só pra mostrar a versão do JDK

Executo através do play que aparece na coluna que marca a numeração das linhas.

Irei reinstalar o projeto e o JDK.

Ah sim. Eu to achando que o problema agora é porque o projeto não está realizando o build e ainda está com a compilação anterior.

Aperta o atalho ctrl +alt + s para abrir a tela de settings e no menu lateral Build, Execution, Deployment vai no submenu Compiler e verifica se a opção Build project automatically está marcada:

Depois disso bastaria clicar com o botão direito no projeto e escolher a opção Build Module demo ou Rebuild Module demo.

solução!

Professor, pressionei o atalho Ctrl+Shift+A, o boot estava apontando para o 17, mudei para 11 minha ide não quiz mais abrir

Gerei um novo projeto apontando para java 19 e ai funcionou

https://start.spring.io/

Switch the Java runtime used to run IntelliJ IDEA
From the main menu, select Help | Find Action or press Ctrl+Shift+A.

Find and select the Choose Boot Java Runtime for the IDE action.

Select the new desired runtime and click OK.

If necessary, you can change the location where IntelliJ IDEA will download the selected runtime.

Wait for IntelliJ IDEA to restart with the new runtime.