Fala, pessoal! Tudo bem?
Em um outro tópico, iniciei um projeto para poder praticar o que aprendi na formação de Modelagem de Dados ([https://cursos.alura.com.br/forum/topico-projeto-parte-1-modelagem-de-dados-minimundo-requisitos-e-modelo-conceitual-485524]). Com o feedback recebido, avancei para a Modelagem Lógica e Normalização. Dessa vez, queria a ajuda de vocês para entender se consegui fazer tudo certinho :)
COMO FICOU A MODELAGEM LÓGICA:
- A ordem das setas está correta?
COMO FICARAM AS TABELAS:
MINHAS OBSERVAÇÕES SOBRE A NORMALIZAÇÃO:
- 1FN: Para nossa base, todos os dados já estão na 1NF, pois nenhuma entidade é capaz de armazenar atributos com dois valores (na mesma célula) e nem múltiplos (atributos que podem ser divididos, “quebrados” em outros.
- 2FN: Para nossa base, todos os dados já estão na 2NF, pois tudo está organizado de acordo com a 1NF e todos os atributos não chave dependem da chave primária. Por exemplo, o atributo “Taxa Juros” depende do “id_emprestimo”, uma vez que essa taxa é referente a entidade “empréstimo”.
- 3FN & FNBC: Para nossa base, todos os dados já estão na 4NF, pois tudo está organizado de acordo com a 2NF e os atributos não-chave não possuem dependência transitiva. Ou seja, não temos nenhum atributo que dependa primeiro da FK para só depois depender da PK (o que atende a 4FN) e nenhum atributo depende de outro (FNBC).
- 4FN: Fiquei em dúvida em como prosseguir
- 5FN: Fiquei em dúvida em como prosseguir
Podem me ajudar, por favor? Abraços!