1
resposta

[Projeto] Pare de perder tempo nos estudos: 3 funções do NotebookLLM que vão mudar o jogo!

Pare de Perder Tempo nos Estudos: 3 Funções do Notebook LLM que Vão Mudar o Jogo!

Se você está na jornada dos concursos, sabe o valor de cada minuto. Estudar com eficiência é a chave, e é por isso que a Inteligência Artificial, como o Notebook LLM do Google, se tornou meu parceiro de estudos essencial.

A ferramenta tem uma variedade de recursos incríveis, mas eu separei as 3 funções que, para mim, tornam o estudo para concursos públicos muito mais eficiente:

1. Criação de Guias de Estudo e Resumos Focados no Edital
    Como uso: Eu subo todos os PDFs de lei seca, doutrina e/ou apostilas que preciso estudar sobre um tópico. Em vez de ler centenas de páginas, eu peço ao Notebook LLM para "Gerar um Guia de Estudo e um Resumo com foco nos pontos mais relevantes para concursos, referenciando a fonte em cada tópico".

Detalhe: O poder aqui é que a IA extrai e consolida apenas a informação dos seus documentos, eliminando as "alucinações" e focando o conteúdo exatamente no que você precisa. Ele entrega um material estruturado, perfeito para revisão.

1. Geração de Quizzes, Flashcards e Perguntas Frequentes (FAQs)
    Como uso: Depois de gerar o resumo inicial, eu uso os recursos automáticos de criação de materiais de revisão. Eu clico nos botões de "Gerar Quiz" ou "Gerar Flashcards" e a IA cria instantaneamente uma bateria de perguntas e respostas curtas, como se fossem questões de fixação.

Detalhe: Essa função transforma a leitura passiva em revisão ativa na hora. É a forma mais rápida de testar meu conhecimento, identificar minhas lacunas de aprendizado e memorizar conceitos-chave, sem precisar procurar ou criar questões do zero.

1. Audio Overview (Podcast Personalizado) para Estudo em Trânsito
    Como uso: Essa é a função que me salva no dia a dia. Eu subo a transcrição de uma videoaula complexa, um artigo longo ou uma lei extensa e clico em "Criar Resumo em Áudio" (Audio Overview). O LLM transforma o conteúdo em uma conversa estruturada, como um podcast.

Detalhe: Posso ouvir o resumo enquanto faço atividades que não exigem foco total, como ir para o trabalho ou fazer exercícios. É um reforço de aprendizado que me permite consumir conteúdo denso e complexo de forma passiva, otimizando o meu tempo morto de estudo.

Se você ainda não incorporou IAs como o Notebook LLM na sua rotina, está perdendo um atalho gigantesco para a aprovação. Existem muitas outras funções, mas só essas três já garantiram uma eficiência que eu jamais conseguiria na mão.

Qual é a sua ferramenta de IA favorita para turbinar os estudos? Compartilhe nos comentários!

#concursopublico #estudos #inteligenciaartificial #NotebookLLM #revisaointeligente #IAnaAlura #produtividade

Amei!!!! Esse foi o prompt que utilizei:

Passo 1: Cite 3 funções do Notebook LLM que tornam o estudo para concursos mais eficiente através do uso desse app (o texto deve mencionar que existem mais funções).

Passo 2: Detalhe o modo de uso dessas três funções.

Passo 3: Torne isso um post escrito em primeira pessoa com formato adequado para ser publicado em uma página do pessoal do LinkedIn.

Passo 4: Crie um título chamativo, mas curto e objetivo, com emojis, que resuma e seja convidativo para lerem o post. (retirei os emojis aqui pq o fórum não permite, mas a IA colocou direitinho)

Passo 4: Crie hashtags para ajudar no engajamento do post, dentre elas, deve incluir a hashtag #IAnaAlura.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá! Tudo bem?

Parabéns pelo excelente trabalho! Tanto o post para o LinkedIn quanto o prompt que você criou para gerá-lo estão fantásticos.

O post ficou super prático e útil para quem estuda para concursos. O que mais chama a atenção é a qualidade do seu prompt: a forma como você quebrou a solicitação em passos claros e lógicos (Passo 1, 2, 3, 4) foi a chave para a IA entregar um resultado tão bem estruturado e alinhado com o seu objetivo.

É um exemplo perfeito de como um bom prompt, com instruções detalhadas e sequenciais, gera um resultado final de alta qualidade.

Ótima aplicação da técnica! Continue com essa habilidade de "programar" a IA com seus prompts.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade