Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Para saber mais: usando o terminal do computador

Que aula incrível! Ela me trouxe uma memória de quando eu ainda era adolescente, lá pelos meus 15 ou 16 anos. Na época, fiz meu primeiro curso de informática e já sabia que a tecnologia era a área que eu queria seguir.

Foi nesse curso que tive meu primeiro contato com a chamada "linguagem de máquina", por meio do MS-DOS. Sim, eu cheguei a interagir com aquelas famosas telas azuis e ambientes baseados em linha de comando rs.

Naquele tempo, muitas das tarefas que hoje realizamos com dois ou três cliques em "Next" e depois "Finish" exigiam conhecimento de comandos e uma compreensão maior de como o computador realmente funcionava. Configurações, gerenciamento de arquivos e até a formatação de computadores eram feitas diretamente pelo terminal.

Além da nostalgia, ela reforçou como os conceitos por trás da linha de comando continuam importantes para desenvolver o raciocínio lógico e entender melhor a interação entre o usuário e o sistema operacional.

1 resposta

Olá, Eduardo, como vai?

Que bacana compartilhar essa experiência com a gente. Sua reflexão toca em algo essencial: aqueles primeiros contatos com o MS-DOS e a linha de comando realmente moldavam uma forma diferente de pensar o computador. Quando você precisava digitar comandos específicos para executar tarefas, inevitavelmente desenvolvia uma compreensão mais profunda de como as coisas funcionavam nos bastidores. O terminal não é apenas uma ferramenta nostálgica, ele continua sendo fundamental para qualquer pessoa que trabalhe com tecnologia.

O que você mencionou sobre o raciocínio lógico é particularmente relevante. Quando usamos interfaces gráficas, costumamos clicar em ícones e menus sem pensar muito no que está acontecendo. No terminal, você precisa ser preciso, descrever exatamente o que quer através de comandos. Por exemplo, digitar cd documentos e depois ls para listar arquivos é bem diferente de apenas clicar em pastas. Essa precisão na comunicação com a máquina é exatamente o que programação exige.

Sua jornada desde os 15 anos até agora mostra como os fundamentos nunca envelhecem. A linha de comando que você aprendeu então permanece relevante e poderosa.

O fórum está à disposição para que você continue compartilhando essas perspectivas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!