Aqui está alguns hábitos que eu tenho pesquisado em livros e internet, e também um pouco da minha opinião:
1- Crie uma rotina de estudo Estabeleça um horário regular para estudar e tente manter essa rotina todos os dias. Isso ajudará você a se concentrar melhor e a manter o foco. OBS: No início foi um pouco difícil, mas com o tempo comecei a fazer as coisas no automático.
2 - Faça pausas regulares: Estudos mostram que fazer pausas regulares durante o estudo pode ajudar a melhorar a concentração e a retenção de informações. Tente fazer uma pausa de 5 a 10 minutos a cada hora. OBS: Eu utilizo o método pomodoro que consiste de 4 ciclos de 25 minutos de estudo e uma pausa de 5 minutos, a última pausa pode ser mais longa.
3 - Faça anotações: Anote as informações importantes enquanto estuda. Isso ajudará você a lembrar melhor as informações e a se preparar para testes e exames. OBS: Eu uso o velho costume de papel e caneta para fazer o resumo dos tópicos importantes, e faço um breve resumo com minhas palavras. Alguns estudos dizem que usar a caneta é melhor para memorizar, procurem por videos do Prof Pierluigi Piazzi.
4 - Use recursos variados: Experimente diferentes recursos de aprendizagem, como livros, vídeos, podcasts e aplicativos. Isso pode ajudar a manter o aprendizado interessante e envolvente. OBS: Tenho o costume de estudar com uma aba de pesquisa, YouTube e pagina de algum dicionário, antes de dormir leio um artigo do tema ou livro
5 - Tente ensinar: Tente ensinar o que você aprendeu a outra pessoa. Isso pode ajudar a consolidar o conhecimento e a identificar áreas que precisam de mais atenção. OBS: Eu tenho o costume de simular uma aula do que estou aprendendo, explico tudo para o homem invisível ou comento sobre com meus familiares, também é legal ter alguém do curso para conversar. Quem quiser falar sobre estudos pode me chamar.