3
respostas

[Projeto] Outros bons hábitos

Aqui está alguns hábitos que eu tenho pesquisado em livros e internet, e também um pouco da minha opinião:

1- Crie uma rotina de estudo Estabeleça um horário regular para estudar e tente manter essa rotina todos os dias. Isso ajudará você a se concentrar melhor e a manter o foco. OBS: No início foi um pouco difícil, mas com o tempo comecei a fazer as coisas no automático.

2 - Faça pausas regulares: Estudos mostram que fazer pausas regulares durante o estudo pode ajudar a melhorar a concentração e a retenção de informações. Tente fazer uma pausa de 5 a 10 minutos a cada hora. OBS: Eu utilizo o método pomodoro que consiste de 4 ciclos de 25 minutos de estudo e uma pausa de 5 minutos, a última pausa pode ser mais longa.

3 - Faça anotações: Anote as informações importantes enquanto estuda. Isso ajudará você a lembrar melhor as informações e a se preparar para testes e exames. OBS: Eu uso o velho costume de papel e caneta para fazer o resumo dos tópicos importantes, e faço um breve resumo com minhas palavras. Alguns estudos dizem que usar a caneta é melhor para memorizar, procurem por videos do Prof Pierluigi Piazzi.

4 - Use recursos variados: Experimente diferentes recursos de aprendizagem, como livros, vídeos, podcasts e aplicativos. Isso pode ajudar a manter o aprendizado interessante e envolvente. OBS: Tenho o costume de estudar com uma aba de pesquisa, YouTube e pagina de algum dicionário, antes de dormir leio um artigo do tema ou livro

5 - Tente ensinar: Tente ensinar o que você aprendeu a outra pessoa. Isso pode ajudar a consolidar o conhecimento e a identificar áreas que precisam de mais atenção. OBS: Eu tenho o costume de simular uma aula do que estou aprendendo, explico tudo para o homem invisível ou comento sobre com meus familiares, também é legal ter alguém do curso para conversar. Quem quiser falar sobre estudos pode me chamar.

3 respostas

Olá, Thiago! Tudo bem?

Gostaria de acrescentar algumas sugestões que podem enriquecer ainda mais sua rotina de estudos:

6 - Prática deliberada: A prática deliberada envolve a repetição consciente e focada de uma habilidade que você deseja aprimorar. Isso pode ser particularmente útil ao aprender algo novo ou aprimorar uma habilidade existente.

7 - Aprendizagem ativa: A aprendizagem ativa é um processo onde você participa ativamente do seu aprendizado, em vez de ser apenas um receptor passivo de informações. Isso pode incluir atividades como a resolução de problemas, a participação em discussões e a realização de experimentos.

8 - Reflexão: Após cada sessão de estudo, reserve um tempo para refletir sobre o que você aprendeu. Isso pode ajudá-lo a consolidar o conhecimento e a identificar áreas que precisam de mais atenção.

9 - Mindfulness: A prática de mindfulness pode ajudar a aumentar a concentração e a reduzir o estresse, o que pode ser particularmente útil durante os períodos de estudo intensivo.

10 - Autocuidado: Certifique-se de cuidar do seu bem-estar físico e mental. Isso pode incluir a prática regular de exercícios físicos, a alimentação saudável e a obtenção de uma quantidade adequada de sono.

Espero que essas sugestões possam ser úteis para você.

Te desejo bons estudos!

Olá pessoal, tudo bem? Realmente útil todos estes conselhos. Tenho visto que, ao acharmos que não conseguimos, na verdade, pode ser falta de disciplina realmente. Algo que tenho feito no início atual é = cronometrar o tempo que dedico às atividades; anotar o que tenho concluído das aulas, mesmo que gravadas e transcritas; comecei a utilizar ainda mais o calendário, organizando assim minha rotina presente e futura. Já tenho visto até uma melhora "sentimental". Que excelente curso!

Gostei muito das dicas do Thiago e da Thalyta. Agora em 2024 estou focada em aprender coisas novas, e uma delas é esse curso de aprender a aprender. Até aqui estou adorando o conteúdo.

Alguns dos meus hábitos já adquiridos são: Fazer anotações dos tópicos que considero importantes e futuramente quero conciliar dois temas para estudos, por exemplo, quando estamos na escola ou universidade que temos determinada matéria duas ou 3x por semana.

Espero conseguir manter o foco, a disciplina e a constância para atingir meus objetivos!