1
resposta

[Projeto] Oratória

Uma frase marcante que pode dirigir bem um ponto de mudança na minha vida diz "quando o Filho do Homem, vos liberar, verdadeiramente sereis livres." Eu estava em um momento muito ficou em minha vida, que me fazia deixar de querer vive-la e ao escutar essa frase, passei por um momento de ruptura e mudança completa, algo como um peixe saindo de Aquário, e achando que poderia ser um fim, mas caindo em um oceano e percebendo que há algo muito mais valioso além daquilo que esperamos.

1 resposta

Olá, Guilherme. Como vai?

Seu relato é muito potente e demonstra como a oratória pode ser utilizada para transmitir transformações profundas de forma sensível. O uso de uma frase de impacto logo no início, como você fez, é uma excelente técnica de gancho, pois capta a atenção do público e define o tom emocional da mensagem desde os primeiros segundos.

Além disso, a metáfora do peixe saindo do aquário para o oceano é um recurso de storytelling muito eficaz. Metáforas ajudam a transformar sentimentos e conceitos abstratos em imagens mentais claras para quem está ouvindo, o que facilita muito a conexão e a empatia da audiência com a sua história.

Para aprimorar ainda mais a entrega dessa mensagem em uma apresentação, você pode considerar:

• Pausa dramática: Após citar a frase marcante, faça um breve silêncio. Isso permite que o público absorva a profundidade das palavras antes de você prosseguir com a explicação.
  • Contraste de voz: Você pode usar um tom de voz mais contido ao descrever o momento difícil e um tom mais aberto e vibrante ao falar sobre a descoberta do oceano, reforçando a ideia de liberdade.

Compartilhar experiências pessoais com vulnerabilidade e clareza é uma das formas mais poderosas de dominar a oratória e inspirar as pessoas ao seu redor.

Espero que possa ter lhe ajudado!