Conceitos: temperatura de cor, profundidade, composição, paisagem e exposição.
Nesta imagem aproveitei a luz natural do nascer do sol para destacar a temperatura de cor quente refletida sobre as nuvens, contrastando com os tons frios do céu. A asa do avião funciona como uma linha que direciona o olhar pela fotografia, enquanto a divisão entre céu, nuvens e montanhas cria sensação de profundidade. Além da nuvem parecer estar em movimento.

Conceitos: composição, enquadramento, linhas-guia e profundidade.
Nesta fotografia procurei utilizar o caminho como linha-guia para conduzir o olhar até a piscina. Busquei criar profundidade utilizando o gramado e o caminho no primeiro plano, a piscina no plano intermediário e a vegetação e montanhas ao fundo. Também me preocupei com o enquadramento para distribuir os elementos de forma equilibrada.

Conceitos: textura, enquadramento e profundidade.
Nesta composição utilizei o tronco como elemento de primeiro plano para criar profundidade e valorizar sua textura. O enquadramento conduz o olhar até a praia ao fundo, formando diferentes planos na imagem e proporcionando maior sensação de espaço.

Conceitos: profundidade de campo, foco e narrativa.
Nesta fotografia procurei destacar o primeiro plano utilizando a fruta e o cachorro como elementos principais da cena. O desfoque do fundo ajuda a separar o assunto principal e direciona o olhar do observador. Além da técnica, busquei registrar um momento espontâneo que transmitisse interação e curiosidade. (a ideia era mostrar o cachorro curioso pela fruta).

Conceitos: composição, arquitetura, simetria e perspectiva.
Nesta fotografia procurei valorizar a arquitetura do ambiente explorando as linhas, a simetria e a perspectiva presentes na construção. Busquei um enquadramento que destacasse os detalhes estruturais e conduzisse naturalmente o olhar para o centro da composição.

Nesta fotografia escolhi apresentar o antes e o depois da edição para demonstrar como pequenos ajustes podem transformar uma imagem. A fotografia original apresentava baixa luminosidade, o que escondia detalhes da arquitetura e do vitral. Durante a edição, realizei ajustes de exposição, sombras, contraste e temperatura de cor para destacar os elementos da cena, preservando um aspecto natural e valorizando a composição sem alterar a essência da fotografia.
Antes deste curso eu fotografava principalmente pela intuição, buscando registrar momentos. Ao longo das aulas passei a observar a luz, a composição, as linhas, a profundidade e a temperatura de cor antes de fazer o clique. Ainda estou desenvolvendo meu olhar fotográfico, mas hoje consigo planejar melhor cada fotografia e compreender como pequenas decisões influenciam no resultado final.