Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] O poder de acreditar

Ao assistir o TED Talk de Carpol Dweck percebi que ao decorrer de minha vida prevaleceu a mentalidade do Mindset Fixo, mesmo assim, usei esforço e dedicação para realizar conquistas. Apesar de sentir que fracassava quando errava, ou nem tentava por não me achar capaz, em um determinado momento fazia diferente, a exemplo quando não desisti de aprender a dirigir, demorei mas consegui tirar minha CNH e enfrentei meus medos, tinha até gastrite nervosa, mas superei e hoje ja faz parte da minha rotina, nem preciso pensar para fazer.
Ao analisar varias situações vivenciadas percebo que, mesmo com essas tendências, conseguiu aplicar um mindset de crescimento na prática, o esforço contínuo, o enfrentamento dos medos e a superação das dificuldades demonstram claramente que quando acreditei na minha capacidade descobri a existência de algumas habilidade.
Isso mostra que, mesmo que o mindset fixo apareça em alguns momentos, temos a capacidade de ativar o mindset de crescimento e alcançar os nossos objetivos com dedicação podendo transitar entre os mindsets e como o esforço e a persistência são chaves para o desenvolvimento, mesmo quando os desafios parecem grandes!

1 resposta

Oi, Jamile. Tudo bem com você?

Sua reflexão ficou muito interessante e demonstra uma análise sincera da sua trajetória. Você conseguiu relacionar os conceitos de mindset fixo e mindset de crescimento com experiências reais da sua vida, mostrando que esses modelos de pensamento não são necessariamente permanentes e que podem variar de acordo com a situação enfrentada.

O exemplo da sua jornada para aprender a dirigir e conquistar a CNH ilustra muito bem essa ideia. Mesmo diante do medo, da insegurança e das dificuldades que surgiram no processo, você persistiu até alcançar seu objetivo. Isso evidencia como o esforço contínuo e a prática podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades que, em um primeiro momento, pareciam difíceis ou até impossíveis de alcançar.

Um ponto muito relevante da sua análise é reconhecer que, apesar das tendências associadas ao mindset fixo, você encontrou maneiras de seguir em frente e superar desafios. Essa percepção ajuda a fortalecer a confiança para enfrentar novos aprendizados e situações futuras.

Pensando nas experiências que você já superou, como acredita que essa mudança de perspectiva pode influenciar sua comunicação em público daqui para frente?

Parabéns pela reflexão e por compartilhar sua experiência no fórum. Continue participando das discussões e trocando aprendizados com a comunidade. O fórum está à disposição para apoiar sua jornada de desenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!