2
respostas

[Projeto] Não há VM gratis

Não consigo criar máquina virtual gratuita, só paga. Como faço o curso praticando se tenho que pagar $80 para ter a VM? Já mudei de região e não fica disponivel.

Não consigo criar máquina virtual gratuita, só paga. Como faço o curso praticando se tenho que pagar $80 para ter a VM? Já mudei de região e não fica disponivel.

2 respostas

Bom dia.

O que acontece é que o Azure não garante que as VMs gratuitas estejam sempre disponíveis. A assinatura free dá direito a usar certos tamanhos sem custo, mas isso depende de região, cota da assinatura e disponibilidade no momento. Quando aparece essa mensagem de “NotAvailableForSubscription”, é porque aquele tamanho específico não está liberado para a sua conta naquela região, mesmo sendo free-tier.

Por isso, trocar apenas a região nem sempre resolve. Às vezes a assinatura gratuita já atingiu o limite daquele tipo de VM, ou o Azure simplesmente não está oferecendo aquele tamanho para contas free naquele período.

Para seguir o curso sem gastar esse valor alto, você tem algumas alternativas práticas. A mais comum é escolher um tamanho menor, como uma VM da família B (por exemplo B1s ou B1ms). Elas costumam aparecer como disponíveis com mais frequência e são suficientes para acompanhar o curso, mesmo não sendo exatamente o mesmo tamanho mostrado no vídeo. Para aprendizado, isso não atrapalha.

Uma dica bem importante: sempre que criar a VM, lembre de desligar ou excluir quando não estiver usando. Mesmo VMs pequenas podem gerar custo se ficarem ligadas o tempo todo.

Abçs.

Boa tarde.

Como eu informei mesmo trocando as regiões, nenhuma delas oferece o gratuito e nem tamanho ou velocidade menor. Não consigo pois não tem gratuito.