Não consigo criar máquina virtual gratuita, só paga. Como faço o curso praticando se tenho que pagar $80 para ter a VM? Já mudei de região e não fica disponivel.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Não consigo criar máquina virtual gratuita, só paga. Como faço o curso praticando se tenho que pagar $80 para ter a VM? Já mudei de região e não fica disponivel.
Bom dia.
O que acontece é que o Azure não garante que as VMs gratuitas estejam sempre disponíveis. A assinatura free dá direito a usar certos tamanhos sem custo, mas isso depende de região, cota da assinatura e disponibilidade no momento. Quando aparece essa mensagem de “NotAvailableForSubscription”, é porque aquele tamanho específico não está liberado para a sua conta naquela região, mesmo sendo free-tier.
Por isso, trocar apenas a região nem sempre resolve. Às vezes a assinatura gratuita já atingiu o limite daquele tipo de VM, ou o Azure simplesmente não está oferecendo aquele tamanho para contas free naquele período.
Para seguir o curso sem gastar esse valor alto, você tem algumas alternativas práticas. A mais comum é escolher um tamanho menor, como uma VM da família B (por exemplo B1s ou B1ms). Elas costumam aparecer como disponíveis com mais frequência e são suficientes para acompanhar o curso, mesmo não sendo exatamente o mesmo tamanho mostrado no vídeo. Para aprendizado, isso não atrapalha.
Uma dica bem importante: sempre que criar a VM, lembre de desligar ou excluir quando não estiver usando. Mesmo VMs pequenas podem gerar custo se ficarem ligadas o tempo todo.
Abçs.
Boa tarde.
Como eu informei mesmo trocando as regiões, nenhuma delas oferece o gratuito e nem tamanho ou velocidade menor. Não consigo pois não tem gratuito.