Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] Não encontro ''add file '' no projeto recem criado (Dúvida)

Olá

Estou com uma dúvida sobre a etapa de adicionar arquivos no GitHub.

Na instrução diz:

"No GitHub, vá para o repositório recém-criado: Clique em 'Add file' e escolha a opção que preferir para adicionar um novo arquivo (pode ser um README.md para simplificar)."

Porém, quando crio um novo repositório, não aparece para mim a opção de "Add file" e nem de adicionar um "README.md". Só encontrei essa opção no repositório que criamos junto com o professor durante a aula.

Minha dúvida é: preciso usar o repositório do professor para clicar em "Add file" ou estou fazendo algo errado no meu próprio repositório?

Alguém poderia me esclarecer, por favor?

Obrigado!

3 respostas

Olá, Lucas! Como vai?

Vou te guiar em um passo a passo para a criação de um repositório remoto, de forma que você consiga visualizar o que deseja.

Na sua página do GitHub, clique no botão de + no menu superior e escolha a opção New repository.

Interface do GitHub mostrando o perfil do usuário com opções para criar um novo repositório ou importar um existente, destacado em vermelho.

Após isso, você será levado a uma tela para configurar a criação do repositório. Adicione um nome, uma descrição, configure a privacidade para Public ou Private e marque a opção Add a README file. Por fim, clique em Create repository.

Uma captura de tela de uma interface do GitHub para criar um novo repositório com campos para nome, descrição, visibilidade e opções de inicialização.

Pronto, seguindo essas etapas de criação, você será levado à página do repositório com a opção de adicionar arquivos em Add file.

Captura de tela da interface de um repositório do GitHub destacando o botão "Adicionar arquivo" no canto superior direito.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado
solução!

Oi, Daniel

Ainda sobre o Desafio - Parte 2, fiquei com algumas dúvidas práticas. Pode até parecer pergunta boba, mas tô meio perdido nessa parte e queria confirmar se estou no caminho certo:

Quando diz "Abra o terminal no seu computador", isso seria abrir o VS Code e usar o terminal dele mesmo, certo?

Depois, ao navegar até o diretório onde quero clonar o repositório, o que fiz foi:

• Criei um novo arquivo no GitHub com "New file", como foi dito na Parte 1 do desafio

• Copiei a URL do meu repositório no GitHub dessa pagina ''New File''

• E executei git clone <url-do-meu-repositório> no terminal do VS Code

Mas quando rodei o comando, apareceu um erro e não funcionou. Será que fiz algo errado nesse processo? Era pra criar uma pasta local antes de clonar? Ou talvez eu esteja tentando clonar um repositório que já estou "dentro", de alguma forma?

Se você puder me dar uma luz, agradeço demais!

Código com erro

Boa tarde, Lucas! Tudo bem?

Você pode usar o terminal do computador ou do VS Code, fica à sua escolha. Mas recomendo que siga o que a pessoa instrutora está usando nas aulas.

E quanto ao comando git clone, ele deve ser usado assim:

git clone https://github.com/IAMLUC4S/Sorteador

Ou seja, sem os sinais de maior/menor e com o nome do repositório sendo o final da url.

Fico à disposição e bons estudos!