Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Modo Focado e Difuso

Muito interessante visualizar e entender todo o estudo e pesquisa por trás do aprendizado. Particularmente, estou tentando desenvolver o modo focado um pouco mais, porque como tenho a criatividade "aflorada" me distraio facilmente e pra focar fica mais trabalhoso. Aproveito para elogiar mais uma vez o conteúdo dos cursos, tem sido muito bom pra mim.

1 resposta
solução!

Boa noite, Daniele! Tudo bem com você?

Entendo perfeitamente como pode ser desafiador manter a concentração em alguns momentos. Também tenho esses episódios onde eu estou fazendo uma coisa e quando vou perceber, já estou em outra hehehe Algumas dicas para manter o foco:

  1. Estabeleça Metas Claras: Defina objetivos específicos e mensuráveis para cada sessão de estudo ou trabalho. Por exemplo, ao invés de "estudar lógica de programação", defina "resolver 10 exercícios de lógica de programação".

  2. Use a Técnica Pomodoro: Trabalhe em intervalos de 25 minutos com 5 minutos de descanso. Após quatro ciclos, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter a mente focada e evita a fadiga.

  3. Crie um Ambiente Livre de Distrações: Encontre um local tranquilo para estudar, longe de distrações como telefone, redes sociais e televisão.

  4. Faça Pausas Regulares: Mesmo quando estamos focados, é importante dar ao cérebro um tempo para descansar. Pequenas pausas ajudam a manter a produtividade a longo prazo.

  5. Anote suas Distrações: Quando perceber que está se distraindo, anote o que está te distraindo. Isso pode ajudar a entender melhor o que tira seu foco e como lidar com essas distrações no futuro.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!