1
resposta

[Projeto] Modelo Lógico

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, John, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Achei interessante você ter explorado o conteúdo do curso e ter construído um modelo lógico com outros relacionamentos. Mas tenho algumas ressalvas no seu modelo lógico.

Relação Tabela Física e Tabela Cliente

A cardinalidade da relação com CLIENTE está trocada, a cardinalidade de CLIENTE é (0,1) pois há clientes que não são pessoas físicas, e no máximo um cliente está associado a uma pessoa física (não há clientes com o mesmo id_cliente).

O mesmo ocorre para a cardinalidade de PESSOA FÍSICA, pois ela precisa estar associada no mínimo a um cliente, pois ela é uma especialização, e está associado ao no máximo 1 cliente, logo, (1,1).

Abaixo a segue a imagem de como ficariam essas alterações:

Captura de tela do br Modelo. Nela há duas tabelas, do lado esquerdo a tabela PESSOA FÍSICA, com atributos id_cliente(chave estrangeira), CPF e rg. Do lado direito a tabela CLIENTE, com atributos id_cliente, nome, telefone_1, telefone-2, e-mail e rua) Ambas estão ligadas por uma linha, próximo à tabela CLIENTE a cardinalidade PESSOA FÍSICA é (1,1) e próximo a tabela PESSOA FÍSICA a cardinalidade é (0,1)

Relação Tabela Jurídica e Tabela Cliente

Essa mesma lógica será definida para a relação PESSOA JURÍDICA: a cardinalidade de CLIENTE será (0,1), pois há clientes que não são pessoas jurídicas, e no máximo um cliente está associado a mesma pessoa jurídica.

A cardinalidade de PESSOA JURÍDICA será (1,1), pois ela precisa estar associada no mínimo a um cliente, pois ela também é uma especialização, e está associada ao no máximo 1 cliente.

Como na imagem abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Relação Tabela Pedido e Tabela Cliente

Na relação PEDIDO com CLIENTE, notei que você colocou a cardinalidade de PEDIDO (0,n) o que significa que existe pedido feito por nenhum cliente, e o pedido é feito por no máximo N clientes. As cardinalidades dependerão da regra de negócio estabelecida, mas ao abstrairmos do nosso mundo real, essa situação é incomum. Portanto, o ideal seria (1,1). Pois não há pedidos que não sejam feitos por clientes, deste modo, mínimo 1 e não há pedidos que sejam feitos por mais de um cliente, logo, máximo 1.

Captura de tela do br Modelo. Nela há duas tabelas, do lado esquerdo a tabela CLIENTE, com atributos id_cliente(chave estrangeira), nome, telefone_1, telefone_2, e-mail, rua, bairro, cidade, estado, cep. Do lado direito a tabela PEDIDO, com atributos id_cliente, id_produto, data, valor, quantidade. Próximo à tabela PEDIDO há a cardinalidade de CLIENTE é (0,n), e próximo à tabela CLIENTE a cardinalidade de PEDIDO é (1,1)

Relação Tabela Pedido e Item Pedido

Na relação PEDIDO e ITEM_PEDIDO as cardinalidades estão trocadas. Em um pedido pode ter n-itens, portanto a cardinalidade de Pedido será (1,N), e no mínimo um item pedido precisa estar contido em PEDIDO e no máximo em um pedido, logo, (1,1).

Captura de tela do br Modelo. Nela há duas tabelas, do lado esquerdo a tabela PEDIDO, com atributos cod_pedido, id_cliente, id_produto, data, valor, quantidade. Do lado direito a tabela ITEM_PEDIDO possui atributos cod_pedido, id_produto, qtd, data, valor_item. A cardinalidade de PEDIDO é (1,n) e a cardinalidade de ITEM_PEDIDO é (1,1).

Achei bem legal o seu modelo lógico, ele está rico, bem estruturado, parabéns!

Caso surjam dúvidas, fico a disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software