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[Projeto] Modelo Kano em prática - aplicada a um exemplo de aplicativo de ponto

Olá, Segue resultado aplicado em um exemplo de aplicativo de ponto.

As perguntas utilizadas foram:

  1. Como você se sente caso essa funcionalidade exista no nosso produto?
  2. Como você se sente caso essa funcionalidade não exista no nosso produto? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
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solução!

Olá! Legal você estar trabalhando com o Modelo Kano no seu projeto. Esse modelo é uma ferramenta ótima para entender melhor as expectativas dos usuários e como diferentes funcionalidades podem impactar a satisfação deles.

No seu exemplo com o aplicativo de ponto, as perguntas que você usou são essenciais para categorizar as funcionalidades em uma das categorias do modelo: Básicas, de Performance e Encantadoras. Vamos ver como você pode interpretar as respostas:

  1. Funcionalidades Básicas (Must-be): Se a ausência dessa funcionalidade causa grande insatisfação, mas sua presença não aumenta significativamente a satisfação, ela é considerada básica. É algo que os usuários esperam que tenha, e você deve garantir que seja bem feito.

  2. Funcionalidades de Performance (One-dimensional): Aqui, tanto a presença quanto a ausência da funcionalidade afetam diretamente a satisfação do usuário de forma proporcional. Quanto melhor a execução, maior a satisfação.

  3. Funcionalidades Encantadoras (Delighters): Estas são funcionalidades que, se presentes, causam uma grande satisfação, porém, se ausentes, não causam insatisfação. São funcionalidades surpreendentes que podem diferenciar seu produto no mercado.

Agora, com as respostas que você obteve, você pode começar a mapear cada funcionalidade do seu app nessas categorias. Isso vai te ajudar a priorizar o desenvolvimento e melhorias no aplicativo, focando no que realmente trará mais satisfação aos seus usuários.

Seria interessante também você analisar as respostas de forma quantitativa, para ter uma ideia mais clara de quantos usuários consideram cada funcionalidade em cada categoria. E não se esqueça de revisitar essas categorizações periodicamente, pois as expectativas dos usuários podem mudar com o tempo!

Espero que isso ajude no seu projeto! Se precisar de mais alguma coisa, é só chamar. Abraços!

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