1
resposta

[Projeto] MiniMundo

Prezados, tudo bem com vocês? Vou encaminhar o mini mundo (para obter opiniões e melhorar/corrigir o que estiver errado), este mini mundo que fiz é para um projeto pessoal que estou criando para clinica que atualmente estou trabalhando. A minha intenção com esse sistema é simplesmente facilitar a minha vida (trabalho no setor de faturamento) e de algumas pessoas do administrativo. Caso eu consiga realizar tudo certinho, pretendo evoluir o sistema até mesmo para gerar um arquivo XML seguindo as regras e normas da ANS.

OBS: O sistema não seria disponibilizado inicialmente para os clientes, seria apenas um sistema interno para alguns funcionários. O objetivo maior aqui é praticar o que estou aprendendo/revisando. Finalizando o meu mini mundo pretendo fazer o diagrama relacional e postar aqui. Desculpem os erros de português, acordei às 04:00 am pensando nesse mini mundo.

Devido a quantidade de caracteres vou encaminhar o link com o arquivo em formato PDF para melhor analise

https://1drv.ms/b/s!Ami4thJz75ZAgbJYOQL9JP0qm2t4dw?e=97dPXj

Desde já agradeço!

1 resposta

Oi, Caio! Tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em retornar.

Entendo seu sentimento de acordar de madrugada para pensar em uma solução para um problema de tecnologia ou um bug. É completamente normal, acontece com todas as pessoas programadoras hahaha, Bem vindo a este mundo!

O seu projeto está bem descrito, mas, sem o conhecimento total das necessidades e pré-requisitos da clínica, é um tanto quanto leviano julgar o mini-mundo disponibilizado por você.

Mas, se me permite, uma dica é desenhar este "mini-mundo" em um modelo de banco de dados, criando entidades, atributos e relacionamentos. Dessa forma, ficará mais visual para você a estrutura que está sendo criada.

Reforço também que o processo de modelagem de dados é interativo e pode sofrer alterações ao longo do tempo, a depender de mudanças de escopo, melhoria de desempenho, adição ou remoção de atributos, dentre outros. Então, não se assuste caso tenha que adaptar estas descrições conforme as necessidades forem surgindo, é completamente normal e faz parte do dia a dia de um profissional de banco de dados.

Além disso, para colocar em prática esta modelagem, você precisará ir além dos conceitos vistos no curso, como por exemplo: entender a linguagem SQL (muito comum no universo de banco de dados) e também, ter como arcabouço alguma linguagem de programação, como Java por exemplo — desta forma, você conseguirá criar um sistema que gere um arquivo XML.

Abaixo estou deixando duas formações da Alura acerca desses temas, caso tenha interesse:

Espero ter ajudado, Caio!

Abraços!