1
resposta

[Projeto] Minhas modificações no Freeway - 2 jogadores

A minha versão do Freeway você pode jogar com seu amigo, pois além da vaca coloquei um dinossauro no "player 2" (só pq meu sobrinho adora dinos). A vaca é controlada pelas teclas "w" e "s" e o dinossauro pelas teclas "para cima" e "para baixo". Fiz os 3 carros de baixo andarem no sentido contrário dos 3 de cima, conforme o jogo original. Coloquei também sons especiais para quando o ponto é marcado e um alerta que mostra as regras do jogo. Para criar o jogador nº 2 eu criei um arquivo ator2.js com funções específicas para este jogador. Sei que tem maneiras melhores de fazer isso e pretendo melhorar o código quando puder. Aceito sugestões. Para os carros andarem no sentido contrário, optei por carregar os arquivos de imagem modificados para ficarem com os faróis para o lado inverso. Quem quiser as imagens invertidas que eu usei, pode baixar aqui: Carro 01 Carro 02 Carro 03

Enfim, meu jogo: https://editor.p5js.org/jotlourenco/full/Hho8mmXlB

1 resposta

Oi João, tudo certo?

Seu jogo ficou muito divertido! Gostei demais da sua ideia de tornar possível jogar com um amigo e também adorei os sons especiais da vaquinha e do dino quando marcam pontos, meus parabéns pela criatividade! É mergulhando no código e praticando ao testar novas ideias que você enriquece ainda mais seu processo de aprendizado.

Em relação à criação do segundo jogador em outro arquivo: gostei da sua preocupação com a organização e otimização do código, mas a maneira que você pensou não está errada e você pode ir aprimorando as redundâncias nos códigos aos poucos, fique tranquilo pois essas questões de otimização você vai melhorando com o tempo e a prática. Deixo aqui como sugestão o curso JavaScript: programando na linguagem da web, que tem sua aula 5 toda voltada para esse tipo de boas práticas e pode te ajudar a evoluir seus conhecimentos nesse quesito.

Além disso, caso você queira ver como executar todas as funções de ator no mesmo arquivo, pra ter noção de diferentes formas de criar 2 jogadores, deixo aqui como sugestão o Freeway de uma outra pessoa estudante aqui da plataforma, que também implementou essa função multiplayer, porém com apenas um arquivo para o ator:

Além disso, se você se sentir confortável, deixo aqui a recomendação de que entre na nossa comunidade no Discord e compartilhe o que desenvolveu, assim você pode aprender mais, colaborar no aprendizado de outras pessoas e até fazer novos amigos. Segue os links para um artigo e um Alura+ que falam um pouquinho sobre essa comunidade do Discord da Alura:

Mais uma vez, meus parabéns pelo empenho! Continue assim!

Se houver alguma dúvida, me coloco à disposição. Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!