5 - Crie um objeto chamado contaBancaria com as seguintes propriedades: titular: uma string representando o titular da conta. saldo: um número representando o saldo da conta. depositar: uma função que aceita um valor como parâmetro e adiciona esse valor ao saldo da conta. Utilize this para acessar a propriedade saldo. sacar: uma função que aceita um valor como parâmetro e subtrai esse valor do saldo da conta. Utilize this para acessar a propriedade saldo. Certifique-se de verificar se há saldo suficiente antes de efetuar o saque.
- Apenas me incomodou que no objeto contaBancaria é criado uma chave com o nome do titular, e então no objeto cliente é criado uma chave nome, portanto removi titular do primeiro objeto.
const contaBancaria = {
saldo: 2000000.00,
depositar: function (x){
return this.saldo += x;
},
sacar: function (x){
if (x > this.saldo){
return 'Não há saldo suficiente para o saque'
} else {
return this.saldo -= x;
}
}
};
- a)Crie um objeto chamado cliente que representa um cliente com uma conta bancária. O objeto deve ter as seguintes propriedades: nome: uma string representando o nome do cliente. conta: uma referência à conta bancária associada a esse cliente (objeto criado anteriormente).
const cliente = {
nome: 'Charlie Gordon',
conta: contaBancaria,
}
- b) Crie uma função chamada mostrarSaldo que aceita o objeto cliente como parâmetro e imprime no console o nome do cliente e o saldo da sua conta utilizando this para acessar as propriedades do objeto.
function mostrarSaldo (obj) {
console.log (`Cliente: ${obj.nome} / Saldo da conta: R$ ${obj.conta.saldo}`);
}
mostrarSaldo(cliente);
- c)Realize operações de depósito e saque na conta bancária do cliente usando as funções do objeto contaBancaria e, em seguida, chame a função para exibir as informações atualizadas no console.
contaBancaria.depositar(1000);
contaBancaria.sacar(300);
mostrarSaldo (cliente);