DOCUMENTAÇÃO PRINCIPAL - PLANEJAMENTO DE MARKETING
1.1 - Definição de objetivos e metas
(Modelo de metas SMART - específica, mensurável, atribuível, realista e temporal)
1.2 - Específica
Baseado em dados atuais, nos últimos 3 meses foi alcançada uma média de R$10 mil mensais líquidos.O objetivo é aumentar esse número para R$25 mil mensais. O foco principal será no inbound marketing, reaproveitando o volume de leads que já possuímos e que adquirimos diariamente através do outbound marketing (tráfego pago).De forma secundária, mas não menos importante, será dada maior atenção ao carrinho de compras, com a criação de ofertas melhores de order bumps e upsells (principalmente, pois estamos deixando a desejar), além de utilizar as ferramentas de otimização com mais eficiência.
1.3 - Mensurável
Utilizaremos o GA4 (Google Analytics) como principal ferramenta para acompanhamento da conversão do site.Como ferramenta secundária, utilizaremos as análises via RD Station para acompanhar diretamente a conversão do e-mail marketing e entender como os clientes estão convertendo através dele.
1.4 - Atribuível
A conversão será realizada através do inbound marketing, fortalecendo os laços entre marca e consumidor, além de reaproveitar os leads de maneira mais eficiente.
1.5 - Realista
Duplicar o faturamento, de R$10 mil mensais para R$25 mil mensais.
1.6 - Temporal
Prazo de X meses, sendo X maior ou igual a 1 e menor ou igual a 2.
2.1 - Defina o público-alvo
Gamers
2.2 - Utilize ferramentas de pesquisa online
O planejador de palavras-chave do Google será utilizado para identificar tendências e volume de pesquisas, gerando conteúdo relevante para o produto de interesse na área. O objetivo é criar um relacionamento no inbound marketing, utilizando o RD Station.
2.3 - Analise as mídias sociais
As redes sociais permitem um tráfego menos assertivo, porém com maior alcance. Focaremos em plataformas como o TikTok, que apresentam grande potencial.
2.4 - Analise dados do Google Analytics
O Google Analytics será a ferramenta principal para identificar a origem de cada público com um detalhamento preciso de cada perfil. O objetivo é compreender quais estratégias estão funcionando melhor entre as mídias sociais e focar naquelas que trazem mais resultados para o negócio.
2.5 - Analise os concorrentes (benchmarking)
Utilizar ferramentas para explorar o público do Instagram dos concorrentes. Anunciando para esses determinados públicos, sendo potenciais leads e futuros clientes.
3.1 - Planejamento de Conteúdo
3.2 - Canais de comunicação
O e-mail marketing será o principal canal de comunicação. Em segundo plano, será utilizada a aderência ao TikTok e às listas de transmissão do WhatsApp.
3.3 - Calendário editorial
Automatização do envio de e-mails em datas importantes pelo rdstation, oferecendo descontos atrativos para atrair e reter clientes, além de recomendar novidades.
3.4 - Busca de palavras-chave
Neste momento, o foco será no inbound marketing, com ênfase no e-mail marketing e reaproveitamento de leads. Não será priorizada a busca por palavras-chave.
3.5 - Formato de conteúdo
Os e-mails serão elaborados com GIFs animados e imagens chamativas para atrair a atenção do público.