Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Minha Resolução

Demorei mas consegui fazer. Utilizei IA o mínimo possível para tentar aprender ao máximo com esse desafio. Fiz da minha maneira e sem ver as aulas de resolução, então as coisas vão estar um pouco diferentes.

Sei que o ideal não é deixar tanta coisa na classe principal, então adoraria receber sugestões de como melhorar meu projeto.

Resolução: https://github.com/martinssluis/tabelaFip

1 resposta

Olá, Luís! Como vai?

Parabéns pela conclusão do desafio, principalmente pela iniciativa de buscar desenvolver a solução sem acompanhar a resolução das aulas.

Gostei bastante da forma como utilizou o Stream para filtrar marcas e modelos, além da criação de DTOs e exceções próprias para tratar diferentes situações durante a execução.

Também foi muito interessante a preocupação em identificar pontos de melhoria, como a quantidade de responsabilidades concentradas na classe Principal. Uma evolução natural seria separar essas responsabilidades em classes ou serviços específicos, deixando a Principal mais focada no fluxo da aplicação e delegando consultas à API, interação com o usuário e regras de negócio para componentes próprios.

A solução demonstra uma boa evolução na aplicação dos conceitos do curso, especialmente pela tentativa de resolver os problemas de forma independente e pelo cuidado com o tratamento de exceções. Essa postura de primeiro construir uma solução própria e depois analisar como ela pode ser melhor organizada é uma ótima forma de consolidar o aprendizado.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!