Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Minha Resolução

Segue o link do repositorio onde se encontra a resolução do exercício https://github.com/martinssluis/resolucaoExerciciosAlura

O projeto está localizado na branch consumindoAPIUtilizandoUmaBibliotecaExterna

Na minha resolução eu criei um json para livro, dentro dele um objeto com as informações da Editora. Não sei se a minha resolução de pegar esse elemento json e converter para um objeto json e o EditoraDTO consumir esse objeto json, foi a solução mais adequada ou a que segue melhores praticas. Gostaria de uma orientação para evoluir cada vez mais e me adequar aos padrões de projeto.

2 respostas

Olá, Luís! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Vi que você explorou a biblioteca Gson para realizar conversões de objetos JSON em Java, utilizou muito bem o construtor com DTOs e entidades para organizar os dados e ainda compreendeu a importância da política de nomenclatura com FieldNamingPolicy para alinhar os campos do JSON com os atributos das classes.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Criar métodos utilitários: centralizar a lógica de conversão JSON ↔ DTO.
  • Explorar TypeToken: para trabalhar com listas ou coleções de objetos JSON.
  • Validar dados: garantir que valores obrigatórios estejam presentes antes de instanciar entidades.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você acha mais interessante evoluir neste projeto, implementar listas de objetos JSON (como vários livros ou pessoas) ou integrar com uma API externa para consumir dados em tempo real?

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Olá, Daniel! Agradeço a resposta e as recomendações de conteúdo, vou dar uma olhada. Quanto evolução do projeto, consumir uma API externa seria muito melhor