Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Minha Jornada: Análise de Dados com LlamaIndex + Groq + Pandas [`QueryPipeline`]

Oi, pessoal!

Quero compartilhar um pouco da experiência que tive ao estudar e experimentar e combinar o LlamaIndex + Groq + Pandas. Foi uma jornada de tentativa e erro, mas cheguei a um workflow funcional que gera código Pandas a partir de consultas em linguagem natural, além de explicar os resultados. Ao final segue o link do notebook.

#O Primeiro Obstáculo: ModuleNotFoundError:

ModuleNotFoundError: No module named 'llama_index.core.query_engine.query_pipeline

Inicialmente tentei instalar versões antigas do llama-index para acompanhar a aula.

from llama_index.core.query_pipeline import QueryPipeline

recebi:

ModuleNotFoundError: No module named 'llama_index.core.query_pipeline'

Conferindo o Forum descobri que o QueryPipeline foi descontinuado nas versões recentes do LlamaIndex. Segui o site oficial recomendado pela Nathalia Queiroz informando: O LlamaIndex descontinuou o módulo QueryPipeline em favor de uma nova abordagem chamada Workflows. Essa mudança foi implementada na versão 0.11 do LlamaIndex, com o objetivo de oferecer uma arquitetura mais flexível e escalável, visando casos de uso mais complexos e dinâmicos .:
Documentação oficial de Workflow

Mudança para Workflow

A documentação mostrou a possibilidade de usar o Workflow de forma assíncrona. Tenho familiaridade com o Prefect então resolvi me desafiar:

from llama_index.core.workflow import Workflow, Event, StartEvent, StopEvent, step
from llama_index.llms.openai import OpenAI

Contudo, ao rodar no Colab, o uso do await causava problemas de looping ou retorno vazio, um comportamento que já tinha observado antes. O workflow ficava repetindo o mesmo passo sem avançar.
Por exemplo, o workflow ficava repetindo:

Running step execute_code
Step execute_code produced event Event

--

Refatorando com Pydantic + segurança + limpeza

Para resolver, decidi refatorar e construir o workflow do zero:

• Pydantic_v2 para validar configuração, eventos e retorno.
  • Função de limpeza de código para evitar loops e execução inválida.
  • Controle de erros Adicionei controle de exceções na execução do eval() para lidar com falhas
  • LLM Groq via Settings, integrando com PandasQueryEngine.

Exemplo do workflow refatorado:

class PandasWorkflow(Workflow):
    llm = Settings.llm
    workflow_steps = ["start_query", "generate_code", "execute_code", "synthesize_response"]

@step
    async def start_query(self, ev: StartEvent) -> CodeEvent:
        ...

@step
    async def generate_code(self, ev: CodeEvent) -> OutputEvent:
        ...

@step
    async def execute_code(self, ev: OutputEvent) -> ExecutedEvent:
        ...

@step
    async def synthesize_response(self, ev: ExecutedEvent) -> ResponseEvent:
        ...

O workflow garante que:

• Apenas uma linha de código Pandas válido seja gerada.
  • Erros de execução sejam tratados e reportados.
  • O LLM gera uma explicação clara sobre os resultados.

Resultado final

Rodando a consulta:

query = "Qual é a média gasta por cada tipo de cliente?"
result = await executar_consulta(query)

Obtive:

Query: Qual é a média gasta por cada tipo de cliente?
Código: df.groupby('tipo_cliente')['gasto'].mean()
Resultado: tipo_cliente
Cliente A    230.5
Cliente B    340.7
...

E a explicação gerada pelo LLM foi clara, concisa e interpretativa, focando nos insights dos dados, sem repetir valores brutos ou código.

Aprendizados

• Sempre verifique a documentação oficial: alguns módulos podem ser descontinuados.
  • Use Pydantic para validar dados e eventos em workflows complexos, é um verdadeiro gamechanger.
  • Ao usar LLMs para gerar código, é essencial ter validação e limpeza de strings antes de executar eval(). Assim como declarar com clareza as instruções, é uma forma de orientar o modelo(Programar).
  • No Colab/Jupyter, workflows assíncronos devem ser rodados com await, evitando asyncio.run() que quebra a célula.

Espero que minha experiência ajude outros a evitarem os mesmos erros. O projeto completo com todo o código e mais exemplos de testes está no meu GitHub. Ainda estou alterando conforme reviso e continuo as aulas e pretendo postar como projeto final

Link para o meu Notebook no GitHub

Boa sorte a todos!

2 respostas
solução!

Oi, Yuri! Como vai?

É uma honra acompanhar toda a sua evolução nas atividades, agradeço por sempre postar no fórum.

Ficou bem descrito sua adaptação para usar Workflow em vez do QueryPipeline, além de integrar Pydantic e boas práticas de validação. Achei a solução criativa e atenção em garantir clareza e segurança na execução do código.

Uma dica é manter o notebook com as anotações dos principais pontos de mudança de versão e links de documentação. Assim, sempre que revisitar o projeto, você terá um guia rápido para ajustar o que mudou.

Continue explorando e trazendo essas ideias, pois isso ajuda muito a comunidade

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Nathalia! Tudo ótimo, e espero que com você também.

Eu que agradeço imensamente pelo seu tempo e pelo feedback tão detalhado e positivo! É uma honra e um grande incentivo compartilhar o resultado do meu projeto e receber sugestões!
Fico muito feliz que você notou os pontos que foram os maiores desafios e aprendizados para mim, como a adaptação para os Workflows e a integração do Pydantic. O meu objetivo era exatamente esse: criar uma solução robusta e segura, e saber que essa intenção ficou clara é um ótimo reconhecimento.

Sua dica sobre documentar o raciocínio é fantástica, eu não tinha me atentado a esse detalhe. De fato, é uma prática que não só eleva o nível do notebook, mas também, como você bem apontou, colabora com toda a comunidade! Vou aplicar isso com certeza. Vai facilitar não só as minhas consultas futuras, mas também a de outras pessoas que queiram estudar o código.

Muito obrigado mais uma vez pelo apoio e pela dica!
Abraços.