Semana 4 – Empatia ativa e revisão geral
1. Ao perceber alguém em tensão, use espelhamento (“Entendo que você…”) e ofereça apoio aberto
(“Como posso ajudar?”) para treinar empatia.
2. Reserve 10 min na sexta-feira para um Filtro Semanal:
- Emoção dominante da semana
- Gatilho principal
- Resposta que funcionou bem
- Aprendizado para a próxima semana
3. Compare seus registros de 4 semanas e celebre as mudanças (mais calma, confiança, clareza).
Template de Diário Emocional
| Data | Momento | Emoção (+intensidade 0–10) | Pensamento/Crítica Interna | Resposta Reativa | Resposta Alternativa (5 s + respiração) | Vitória do Dia |
| 27/06/2025 | Manhã (08h) | Ansiedade – 7 | “Não vou dar conta da reunião” | Fiquei calado e ansioso | Respirei, reformulei: “Estou preparado” | Conduzi bem a reunião de equipe |
| 27/06/2025 | Tarde (14h) | Frustração – 6 | “Sou incapaz de resolver isso sozinho” | Pedi ajuda de modo inseguro | Ponderei: “Já superei desafios parecidos” | Consertei o bug antes do prazo |
| 27/06/2025 | Noite (20h) | Tranquilidade – 4 | “Talvez seja melhor manter silêncio” | Compartilhei ideia no grupo sem medo | Mantive o fluxo: “Meu insight pode ajudar todos” | Feedback positivo dos colegas sobre a ideia |
Como usar:
- Preencha 3× ao dia.
- Anote também o mantra positivo diário.
- Registre 2 vitórias totais por dia.
- Colocando esse plano em prática, você vai exercitar o controle da ansiedade e dos impulsos, fortalecer
crenças positivas, elevar o QE e ganhar confiança contínua no trabalho e na vida pessoal.
- Vamos ajustar algo ou adicionar mais recursos (áudios de meditação, apps de lembrete)?
- Aqui vão algumas sugestões de meditações (guiadas e autônomas) pensadas para quem, como você, sente
ansiedade e tem dificuldade de ficar “parado”:
1. Comece com sessões curtíssimas (3–5 min)
• “Meditação Guiada para Ansiedade em 5 Minutos” conduzida por Fernanda Yoga – foca em respiração em quatro
tempos e visualização de uma luz azul relaxante.
• Dica: marque no celular um alarme só de “Iniciar meditação”. Assim, você já entra no modo “prática”, mesmo que seja
só 3 minutos.
2. Use respirações estruturadas para âncoras de presença
• Vídeo de 15 min por Camila Zen: depois de relaxar o corpo (relaxamento corporal) ela ensina a técnica
4 s inspiração / 7 s retenção / 8 s expiração.
• Exemplo prático: inspire contando mentalmente até 4, segure até 7, expire até 8 – repita 5 vezes antes de tocar o alarme.
3. Explore visualizações que “segurem” sua mente
• Raissa Zoccal guia você a imaginar um céu estrelado e uma estrela entrando no coração, espalhando luz e paz pelo corpo.
• Quando perceber distrações, volte à imagem da estrela e à sensação de leveza no peito.
4. Intercale meditação guiada com “autoatendimento”
• Se 5 min com áudio ainda é longo, divida em micro-sessões de 1–2 min.
• Use apps como Headspace ou Calm (que oferecem “mini-meditations”) para dar uma voz de apoio—mesmo
que seja só um “bom dia, respira comigo” antes de abrir o e-mail.
5. Adote uma rotina flexível:
• Cole post-it no monitor ou deixe um timer de pulso piscando, lembrando você de parar e respirar 1 min a cada hora.
• Aos poucos, o “parar” vira hábito, e você vai conseguir segurar 5 min de vez.