1
resposta

[Projeto] Minha forma de aprender a aprender

Inicialmente, busquei ter uma visão geral do tema, assistindo a todos os vídeos. Durante essa etapa, anotei as principais ideias e dúvidas. Em seguida, revisitei cada vídeo e aprofundei meus conhecimentos com os cadernos relacionados. Para fixar o conteúdo, criei um caderno personalizado com resumos e mapas mentais. Além disso, coloquei o que aprendi em prática, buscando feedback de um colega. Percebi que a aprendizagem ativa, a revisão espaçada e a prática deliberada foram fundamentais para o meu desenvolvimento. E assim, busquei ajuda de uma colega que me ajudou no desenvolvimento dos seguintes tópicos:

Visão geral: Assistir a todos os vídeos inicialmente te proporciona uma compreensão ampla do tema. Revisão e aprofundamento: Retornar aos vídeos e aos cadernos relacionados permite uma fixação mais profunda do conteúdo. Organização: A criação de um caderno personalizado facilita a revisão e a consulta posterior. Prática: A intenção de colocar o conhecimento em prática é fundamental para a aprendizagem significativa. Sugestões para Otimização:

Aprendizagem Ativa Durante a Primeira Visualização:

Anote: Enquanto assiste aos vídeos, anote as principais ideias, dúvidas e exemplos. Isso te mantém mais engajado e facilita a revisão posterior. Faça perguntas: Tente responder às perguntas que surgem durante a aula. Se não conseguir, anote-as para buscar a resposta mais tarde. Relacione com o que já sabe: Conecte o novo conteúdo com conhecimentos prévios. Isso ajuda na compreensão e memorização. Revisão Espacada:

Revise em intervalos: Em vez de revisar tudo de uma vez, distribua as revisões ao longo do tempo. Isso fortalece a memória de longo prazo. Use diferentes formatos: Varie as formas de revisão, como criar mapas mentais, resumos, flashcards ou explicar o conteúdo para alguém. Prática Deliberada:

Defina objetivos claros: Antes de colocar o conhecimento em prática, estabeleça objetivos específicos e mensuráveis. Busque feedback: Peça para alguém mais experiente avaliar seu desempenho e fornecer feedback. Adapte e refine: Com base no feedback, ajuste sua abordagem e continue praticando. Crie um Ambiente de Aprendizagem Favorável:

Escolha um local adequado: Um ambiente tranquilo e organizado facilita a concentração. Elimine distrações: Desligue o celular, feche abas desnecessárias no computador e informe as pessoas próximas que você precisa de um tempo para estudar. Cuide de si mesmo: Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e durma bem. Um corpo e mente saudáveis favorecem a aprendizagem.

1 resposta

Oii, Jose! Tudo bem?

Muito interessante sua abordagem, parabéns pela organização e pelo uso de técnicas, na prática. Isso mostra uma dedicação admirável e uma excelente aplicação dos conceitos apresentados no curso.

Caso tenha dúvidas, conte com o apoio do fórum na sua jornada.

Bons estudos, Jose!