Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Projeto] Minha forma adaptada

Há um problema com a questão do pagamento da OpenAI:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Em um forum anterior (não lembro qual), eu mostrei como fazer de uma forma adaptada usando um ML local. Sendo assim, segue minha versão adaptada dessa atividade:

Como observado, o resumo foi feito, e a mensagem, enviada.

3 respostas

Olá, Paulo, como vai?

Muito obrigado por compartilhar sua adaptação com a comunidade. É muito interessante ver diferentes abordagens para alcançar o mesmo objetivo, principalmente quando elas consideram alternativas para contornar limitações de custo durante o aprendizado. Sua iniciativa pode servir de referência para outros estudantes que também desejam explorar soluções locais e ampliar seus conhecimentos sobre automação de fluxos.

Na sua experiência, quais foram os principais ajustes necessários para que o modelo local retornasse respostas compatíveis com o restante da automação?

Conte com o fórum sempre que precisar. Bons estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

As adaptações maiores foram ter que instalar o LM Studio (coisa que já aprendemos na trilha passada), baixar o modelo, copiar as configurações dele para o HTTP Request do n8n, além de ajustar os campos nele (HTTP Request), pois é diferente de apenas colocar o nome do modelo em um campo e o prompt em outro e o input em mais outro, eu fiz usando JSON na configuração. Para mim, essa abordagem é mais simples. Deu um trabalho no começo. Mas, depois que pega o jeito, fica tranquilo.

Oi, Paulo.

Essa adaptação demonstra que você conseguiu compreender não apenas o fluxo do n8n, mas também como integrar um modelo local por meio de uma API compatível. O uso do JSON no nó HTTP Request realmente oferece mais flexibilidade para configurar parâmetros específicos do modelo, mesmo exigindo um pouco mais de trabalho no início. Depois que essa estrutura está pronta, fica mais simples reutilizá-la em outros fluxos. Sua experiência certamente pode ajudar outros estudantes que desejam utilizar alternativas locais e entender melhor como funcionam integrações via requisições HTTP.

Obrigado por compartilhar sua solução com a comunidade.