Aqui segue um brainstorming para uma marca de acessórios femininos: A marca já tem uma forte presença em lojas na cidade (vende seus produtos em 3 lojas). No entanto nos canais de mídia, só está no Instragram e o seu engajamento é fraco.
Objetivo:
- aumentar o alcance e visibilidade da marca nos canais de mídia
- aumentar as vendas dos produtos via o digital
Público-alvo: Mulheres jovens na faixa dos 18- 35 anos que estão interessadas em moda e tendências Grupo pode incluir jovens profissionais, estudantes, mulheres a começar a criar sua família. Buscam por adereços que façam parte das novas tendências, principalmente o que vêm nas influenciadoras. Buscam por produtos de boa qualidade-preço.
Mulheres mais maduras dos 35-55 anos, que gostam de se arranjar e comprar acessórios elegantes e de qualidade. Grupo inclui mães e profissionais já com um bom percurso de carreira. Buscam por adereços intemporais que consigam usar em vários looks.
Canais de mídia:
- Instragram
- TikTok
- site
Ações:
- Instagram: fazer uma nova reestruturação de branding da marca (ex: sessões fotográficas de qualidade com pessoas comuns de várias idades para se aproximar mais do público e para promover melhor seus produtos). Neste momento marca tem fotografias de baixa qualidade e com pouca criatividade.
- Trabalhar as datas sazonais nos canais de mídia (ex: dia da mulher, dia das mães) e criar campanhas fortes com anúncios pagos para essas datas. Promover coleção ligada a esses dias.
- Tiktok e Instragram: trabalhar com microinfluenciadores para promoverem a marca e divulgarem o produto
- Pinterest: criar conteúdo e dar dicas de moda ligada aos adereços (ex: 5 novas tendências para 2023)
- site: fazer uma reestruturação do site, divulgar produtos no catálogo e produzir fotografias de produto para colocar no site
- Whatsapp: criar whatsapp bussiness e criar seu catálogo com os produtos mais vendidos da marca.
Notas:
- Para estas ações é importante utilizar as ferramentas que melhor se adequam para o negócio e fazer o monitoramento das suas métricas, de forma a conseguir tirar vários insights e assim melhorar a experiência para o consumidor e gerar mais vendas.
- É preciso estar atento aos seus concorrentes diretos e ir vendo o que eles estão fazendo
- Importante também usar ferramentas de criação e edição de videios e de fotografias para assim conseguir criar um design especifico e caracteristico da marca.
- Exemplos de ferramentas: Instagram insights, canva, hootsuite, similarweb, adobe lightroom, Powtoon, mLabs