Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] MEU TOPICO SOBRE ACADEMIA

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Douglas, tudo bem?

Parabéns por ir além do curso e ter feito um DER baseado em outro mini-mundo.

Analisei o seu diagrama e tenho um ponto de melhoria. Notei que no relacionamento Cliente - Faz - Atividades podemos transformá-lo em uma entidade associativa, considerando que podem existir mais de um aparelhos iguais, podendo assim, uma mesma atividade ser feita por mais de um cliente.

Captura de tela do br Modelo. Nela, há duas entidades, a Cliente, representada por um retângulo simples e Atividades, sendo esta última uma entidade fraca, representada por um retângulo duplo. Entre elas há um relacionamento FAZ, esse relacionamento é representado por uma linha simples, e uma entidade associativa Atividade_cliente entre elas, sendo o relacionamento FAZ representado por um losango, e a entidade Atividade_cliente representada por um retângulo. O losango do relacionamento FAZ está dentro do retângulo da entidade associativa Atividade_cliente. A cardinalidade de Atividades se encontra no lado oposto próximo à entidade Cliente, o valor é (1,n). A cardinalidade de Clientes é (1,n) e se encontra no lado oposto, próximo a entidade Atividades.

Neste caso, chamei a entidade de Atividade_cliente, e note que a cardinalidade máxima da entidade Atividades passa a ser N.

Ressalto que essas observações podem sofrer divergências dependendo da academia e descrição do mini-mundo.

Espero ter ajudado.

Caso surgir alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Interessante seu diagrama Douglas! Me permita, por favor interagir, sugerir e aprender com o seu diagrama.

Vendo seu diagrama pensei na seguinte questão: - O cliente precisa de um plano/mensalidade para fazer atividade física, então estruturei um pouco diferente. Pensei em duas formas diferente, acho que me enrolei com a cardinalidade, mas vamos lá, instrutores que me corrijam rsrs.

*Diagrama 1: *

Entidade cliente se relaciona/precisa da entidade fraca - plano; Plano se relaciona/contém as entidades fracas colaborador e atividades

Entidade cliente se relaciona/precisa da entidade fraca - plano; Plano se relaciona/contém as entidades fracas colaborador e atividades; Entidade colaborador se relaciona/ prescreve entidade atividades.

*Diagrama 2: *

Entidade cliente se relaciona/precisa da entidade fraca - plano; Cliente também se relaciona/precisa da entidade fraca treinamento; treinamento é feito pela entidade fraca colaborador; o colaborador se relaciona/prescreve com a entidade fraca atividades.

Entidade cliente se relaciona/precisa da entidade fraca - plano; Cliente também se relaciona/precisa da entidade fraca treinamento; Treinamento é feito pela entidade fraca colaborador; Colaborador se relaciona/prescreve com a entidade fraca atividades.

Neste segundo diagrama, considerei mudar desta forma pois entendo que o plano/mensalidade não precisa do colaborador.

Dúvidas surgindo a todo instante. Mas obrigada Douglas pela oportunidade de discussão.