Eu utilizei o ChatGPT para me ajudar a organizar o meu Roadmap e o Claude para deixá-lo visualmente didático e muito mais fácil de compreender.

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu utilizei o ChatGPT para me ajudar a organizar o meu Roadmap e o Claude para deixá-lo visualmente didático e muito mais fácil de compreender.

Oi, Vanessa. Tudo bem com você?
Seu roadmap reflete uma compreensão sólida de como aplicar a Taxonomia de Bloom em um contexto real de aprendizado em tecnologia. Você explorou os seis níveis cognitivos e os distribuiu de forma inteligente ao longo de quatro a seis meses, começando com SQL base e Python base, progredindo para SQL avançado e finalizando com projetos integrados e inteligência artificial. Cada semana apresenta atividades estruturadas que caminham pelos diferentes níveis, desde memorizar até criar, mostrando que você não apenas absorveu o conceito da taxonomia, mas conseguiu transformá-lo em um plano concreto.
O uso de ferramentas como ChatGPT e Claude para estruturar e visualizar seu roadmap demonstra pensamento estratégico. Você reconheceu que uma representação visual e bem organizada tornaria seu plano mais acessível. A forma como você distribuiu os níveis de Bloom nas semanas mostra cuidado em não sobrecarregar apenas com memorização ou compreensão, mantendo sempre atividades de aplicação, análise, avaliação e criação presentes no cronograma.
Como você pretende adaptar esse roadmap se perceber que uma semana específica foi muito desafiadora ou muito fácil para seu ritmo?
Parabéns por compartilhar seu roadmap conosco, Vanessa. Continue aplicando essa estrutura e saiba que o fórum está à sua disposição.