0
respostas

[Projeto] Meu Projeto Final: Analisador de CSV com IA (LlamaIndex + Gradio)

Olá, pessoal da Alura!

Estou muito animado para compartilhar com vocês o projeto que desenvolvi e que representa uma grande parte do meu aprendizado aqui na plataforma. Criei uma aplicação web completa que permite a qualquer pessoa "conversar" com seus arquivos CSV usando linguagem natural.

O objetivo era construir uma ferramenta que transformasse perguntas como "qual foi o total de vendas por filial?" em análises de dados reais, sem precisar escrever código.

A aplicação está no ar no Hugging Face Spaces:

** Link para a Aplicação:**

E aqui está um print de como ela se parece:

Este projeto foi uma jornada incrível e me permitiu aprofundar em várias ferramentas modernas de IA e desenvolvimento:

• Interface com Gradio: Criei toda a interface web de forma reativa e amigável. Foi meu primeiro grande passo em transformar um script em uma aplicação real.
  • Orquestração com LlamaIndex Workflows: Um dos maiores aprendizados! Tive que migrar da antiga abordagem de QueryPipelines para a nova arquitetura de Workflows, o que me ensinou muito sobre como estruturar a lógica de um agente de IA de forma modular e robusta.
  • Integração de LLMs com Groq: Usei a API da Groq para ter acesso a modelos de linguagem de alta velocidade, que são o "cérebro" que traduz as perguntas em código Pandas.
  • Validação de Dados com Pydantic: Usei Pydantic para criar "contratos" para os meus dados e eventos, o que tornou o código muito mais confiável e fácil de depurar.
  • Modularidade e Deploy: O desafio final foi refatorar todo o meu notebook do Colab em uma aplicação modular com vários arquivos (app.py, workflow.py, utils.py, etc.) e fazer o deploy no Hugging Face Spaces.

Feedback é bem-vindo!

Adoraria saber o que vocês acharam! Todo feedback, seja sobre a funcionalidade, o código ou possíveis melhorias, é super bem-vindo.

Aos colegas desse e dos demais cursos de Gradio, LlamaIndex ou qualquer uma dessas tecnologias, fiquem à vontade para perguntar. Foi um desafio, mas aprendi muito no processo.

Obrigado a todos os instrutores e à comunidade Alura pelo apoio!

Para quem quiser acompanhar o processo segue o notebook

Abraços e bons estudos