1
resposta

[Projeto] Meu programa para essa atividade.

<meta charset="UTF-8">

<script>

 function pulaLinha () {
     
     document.write("<br><br>");

}

function mostra (frase) {
    
    document.write(frase);
    pulaLinha();

}

function sorteia(n) {

    return Math.round(Math.random() * n );

}
    
var numeroPensado = sorteia(10)
console.log(numeroPensado);
var chute = parseInt(prompt("Digite um número de 0 a 10!"));

if(chute == numeroPensado) {

    mostra("Você acertou!");

} 

if(chute > numeroPensado) {
    mostra("Você errou, o número digitado foi maior do que o número pensado.");
}

if(chute < numeroPensado) {

    mostra("Você errou, o número digitado foi menor do que o número pensado.")

}


</script>
1 resposta

Oi Matheus, tudo bem?

Você já fez um ótimo trabalho com o código! Você implementou a função sorteia(n) e também adicionou mensagens para informar ao usuário se o número chutado era maior ou menor do que o número pensado, que eram exatamente os desafios propostos.

Seu código está bem organizado e fácil de entender. A única sugestão que eu faria seria para adicionar um else antes dos seus últimos dois if, para que o programa não precise verificar todas as condições se uma delas já for verdadeira. Veja como ficaria:

if(chute == numeroPensado) {
    mostra("Você acertou!");
} else if(chute > numeroPensado) {
    mostra("Você errou, o número digitado foi maior do que o número pensado.");
} else {
    mostra("Você errou, o número digitado foi menor do que o número pensado.")
}

Nesse caso, se o chute for igual ao número pensado, o programa irá mostrar a mensagem de acerto e não irá verificar as outras condições, economizando um pouco de processamento.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software