1
resposta

[Projeto] Meu Ikigai

O que eu amo fazer? Ensinar a palavra de Deus às crianças. Por quê? É lindo de ver o desejo de aprender dentro de cada uma, ensinando, sou a primeira a ser ministrada. Cuidar da hortinha de Jesus. Por quê? Admiro o brotar de cada semente, como o pequeno broto encolhido parece adorar a Deus e depois as duas folhinhas abertas como quem louva a Deus com as mãos para o alto dizendo: Obrigada porque nasci. Orar ao SENHOR. Por quê? Me traz paz, aquietando a minha mente acelerada. Lê a palavra de Deus. Por quê? Nela eu reflito em seus ensinamentos para ter sabedoria. Cuidar da família. Por quê? Eu os amo e quero sempre vê-los alegres e de bem com a vida. *Viajar com a família. Por quê? * Pelo prazer de estarmos juntos e gostarmos das mesmas coisas, curtindo tudo do início ao fim. Ir á praia. Por quê? Sou fascinada pelas ondas, por conta da força e beleza de cada uma, mergulhar no mar é restaurar as baterias. Andar de bicicleta. Por quê? Gosto de sentir o vento no rosto e a sensação de liberdade, fora a adrenalina de descer a estrada em alta velocidade. Dar presentes. Por quê? O presente é um ato singelo do meu amor pelo outro. Dar muitas risadas. Por quê? Rir é muito bom, libera dopamina e eu gosto de ficar "dopaminada" kkkk. Apresentar trabalhos. Por quê? Pela adrenalina, facilidade em passar o conteúdo e tirar dúvidas e principalmente pelo desafio de ficar entre os melhores. Amo cuidar do enfermo. Por quê? Por valorizar a vida e respeitar o próximo.

O que eu posso fazer bem? Trabalhos manuais como artesanato para criar os personagens e cenários para a aula, habilidades com linhas e agulhas para bordar, fazer crochê e tricô. Guloseimas para alegrar a lombrigas da família e dos amigos. Desenhar e pintar com dedicação. Fazer gráficos e interpretá-los. Escrever sobre assuntos dos mais variados. Ensinar o que aprendi. Superar os meus limites. Não desistir dos meus propósitos. Montar uma antena parabólica. Cuidar de crianças enfermas. *O que posso ser paga para fazer? * Sou comunicativa e gosto de ensinar. Como líder uso o exemplo como forma de conduzir a equipe ao objetivo comum. Ser enfermeira pediátrica. Sou curiosa e gosto de aprender novos assuntos e superar desafios. Gosto de participar de reuniões, analisar os fatos e propor soluções. Onde tiverem pessoas para trocar experiências com o intuito de crescerem sendo justas e honestas, tenho a convicção que me darei bem e terei o prazer de fazer parte da organização. O mundo precisa de excelentes professores, líderes, enfermeiros, estudiosos, analistas e de pessoas de caráter para fazerem a diferença.

1 resposta

Oi Ana! Tudo bem?

Que lindo ver a sua dedicação em descobrir seu propósito através do Ikigai! Pelo que você compartilhou, já dá para perceber que você tem uma paixão genuína por ensinar, cuidar e se conectar com as pessoas ao seu redor. É inspirador ver como você valoriza tanto a vida, o aprendizado e as relações pessoais.

Para te ajudar a encontrar seu propósito, considere como essas paixões e habilidades podem se alinhar com o que o mundo precisa e o que você pode ser paga para fazer. Por exemplo, sua habilidade em ensinar e comunicar pode ser explorada em uma carreira como professora ou líder educacional. Já seu carinho e cuidado com os outros podem ser perfeitamente aplicados na enfermagem pediátrica, que você mencionou.

A mandala Ikigai sugere que o propósito de vida está na interseção entre o que você ama, o que você é boa em fazer, o que você pode ser paga para fazer e o que o mundo precisa. Tente refletir sobre como essas áreas se cruzam na sua vida e veja se alguma ideia ou caminho se destaca para você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!