Desculpe, eu sei que não é para mandar o fluxograma aqui no fórum, mas eu gostaria de saber se ele segue as demandas passadas.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Desculpe, eu sei que não é para mandar o fluxograma aqui no fórum, mas eu gostaria de saber se ele segue as demandas passadas.
Olá, Lucas.
Tudo bem?
Claro que você pode mandar o seu fluxograma aqui, principalmente quando estiver com dúvida, e esse é o caso.
Analisando o fluxograma que você criou, posso dizer que ele parece estar bem alinhado com as demandas passadas para a atividade. Você seguiu a estrutura lógica de verificação de cada campo (e-mail, nome completo, usuário e senha), incluindo as validações de campos vazios e a regra de mínimo de 8 caracteres para a senha. Além disso, você adicionou as mensagens de erro apropriadas e o redirecionamento para a tela de login após um cadastro bem-sucedido.
No entanto, para garantir que está totalmente de acordo, seria importante verificar se todos os caminhos possíveis foram contemplados. Por exemplo, não está claro no fluxograma se há uma verificação para a confirmação da senha, onde o usuário deve digitar a senha novamente para confirmar que está correta. Isso é uma prática comum em cadastros para evitar erros de digitação. Além disso, verifique se o fluxograma cobre casos como tentativas de cadastro com um e-mail já existente no sistema, se isso for relevante para as regras do seu plano de testes.
Lembre-se também de que o fluxograma deve ser claro e fácil de seguir para qualquer pessoa que esteja revisando o plano de testes, então verifique se a notação está padronizada e se os elementos gráficos são autoexplicativos.
Espero ter ajudado e bons estudos!