Caros colegas, apresento meu código que inclui uma verificação a mais: Caso o numero chutado seja maior do que o número estabelecido como o de mais alto valor da regra, o usuário será alertado de que seu chute não está dentro das regra do jogo. `/* let titulo = document.querySelector("h1"); titulo.innerHTML = "Jogo do número secreto";
let paragrafo = document.querySelector("p"); paragrafo.innerHTML = "Escolha um número entre 1 e 10";
function verificarChute(){ console.log("botão foi clicado") } */ let listaDeNumerosSorteados = []; let numeroLimite = 10; let tentativas = 1; let maiorNumero = 10;
function exibirTextoNaTela(tag, texto) { let campo = document.querySelector(tag); campo.innerHTML = texto; responsiveVoice.speak(texto, 'Brazilian Portuguese Female', { rate: 1.2 }); }
function exibirMensagemInicial() { exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto'); exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10'); }
function gerarNumeroAleatorio() { let numeroEscolhido = Math.floor(Math.random() * numeroLimite) + 1; let quantidadeDeElementosNaLista = listaDeNumerosSorteados.length; if (quantidadeDeElementosNaLista == numeroLimite) { listaDeNumerosSorteados = []; } if (listaDeNumerosSorteados.includes(numeroEscolhido)) { return gerarNumeroAleatorio(); } else { listaDeNumerosSorteados.push(numeroEscolhido); console.log(listaDeNumerosSorteados); return numeroEscolhido; } }
let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); // Inicializa numeroSecreto aqui
function verificarChute() {
let chute = parseInt(document.querySelector("input").value);
if (chute > maiorNumero) {
exibirTextoNaTela('p', O número deve ser entre 1 e ${maiorNumero}! Você digitou ${chute}!
);
} else if (chute == numeroSecreto) {
exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou!');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? "tentativas!" : "tentativa!";
let mensagemTentativas = `Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é menor que o chute');
} else {
exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é maior');
}
tentativas++;
limparCampo();
}
}
function limparCampo() { let chute = document.querySelector('input'); chute.value = ''; }
function reiniciarJogo() { numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); limparCampo(); tentativas = 1; exibirMensagemInicial(); document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true); }
exibirMensagemInicial(); `