Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Método 70 - 20 -10

Estou realizando um curso online de Análise de Dados. Gostaria que você avaliasse a distribuição do meu aprendizado com base no modelo 70-20-10 de desenvolvimento profissional.

Considere o seguinte contexto:
• Atualmente estou desempregado.
• Minha esposa trabalha fora.
• Temos um filho.
• Para evitar sobrecarregar o orçamento familiar, sou responsável pela maior parte das tarefas domésticas e dos cuidados da casa.
• Devido a essas responsabilidades, consigo dedicar em média entre 2 e 3 horas por dia assistindo aulas, fazendo os exercícios práticos e participando de fóruns.

Com base nesse cenário, faça uma análise considerando:

1. Como meu tempo de aprendizagem parece estar distribuído entre:
    Aprendizagem prática e experiência direta (70%);
    Aprendizagem social, troca de experiências e feedback (20%);
    Aprendizagem formal por meio de cursos, aulas e treinamentos (10%).

2. Considerando que atualmente minha principal atividade de desenvolvimento é o curso online, estou dedicando mais de 10% do meu tempo à aprendizagem formal?

3. Quais atividades eu poderia incluir na minha rotina para aumentar a parcela dos 70% (aprendizagem prática) e dos 20% (aprendizagem social), mesmo dispondo de poucas horas por dia?

4. Caso minha distribuição esteja distante do modelo 70-20-10, sugira ajustes realistas para alguém na minha situação.

Apresente a análise de forma objetiva, explicando os cálculos e as estimativas utilizadas.

O modelo 70-20-10 propõe que o desenvolvimento profissional ocorra por meio de 70% de aprendizagem prática, 20% de aprendizagem social e 10% de aprendizagem formal. No entanto, essa proporção serve como referência e pode variar conforme o momento profissional de cada pessoa.

No seu caso, considerando que você está realizando um curso de Análise de Dados, está desempregado e concilia os estudos com as responsabilidades domésticas e familiares, é natural que a maior parte do seu aprendizado esteja concentrada na formação formal. Com uma média de 2 a 3 horas de estudo por dia, sua distribuição atual pode ser estimada em aproximadamente 60% de aprendizagem formal, 30% de aprendizagem prática e 10% de aprendizagem social.

Essa configuração é comum para quem está construindo uma base técnica e não indica um problema. Em fases de capacitação, cursos, aulas e exercícios costumam ocupar uma parcela maior do tempo disponível.

Para se aproximar gradualmente do modelo 70-20-10, o ideal não é aumentar as horas de estudo, mas aproveitar parte do tempo já dedicado ao aprendizado para desenvolver projetos práticos próprios, como dashboards, análises de dados reais ou controles financeiros e de estoque. Além disso, fortalecer a aprendizagem social por meio de fóruns, grupos profissionais, comunidades online e troca de experiências com outros estudantes e profissionais da área pode trazer ganhos importantes.

Uma distribuição mais realista para sua rotina atual seria algo próximo de 50% aprendizagem formal, 40% prática e 10% social, evoluindo gradualmente para proporções mais próximas do modelo conforme você ganha experiência e passa a desenvolver projetos mais complexos ou atuar profissionalmente na área.

Em resumo, sua situação atual está alinhada com o estágio de formação em que se encontra. O principal ajuste recomendado é transformar parte do tempo de consumo de conteúdo em experiências práticas e interações com a comunidade de Análise de Dados, sem aumentar sua carga diária de estudos.

1 resposta

Olá, Bruno! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Você conseguiu apresentar uma análise muito clara, destacando a distribuição atual do seu aprendizado, a importância da formação formal e a necessidade de fortalecer a prática e a interação social. Além disso, mostrou consciência sobre sua rotina e responsabilidades, trazendo estimativas realistas que reforçam a relevância da adaptação ao modelo 70-20-10.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Projetos pessoais: criar dashboards ou análises com dados reais para ampliar a prática.
  • Comunidade: participar de fóruns e grupos online para trocar experiências.
  • Aplicação doméstica: usar análise de dados em controles financeiros ou organização da casa.

Ah uma pergunta: O que você considera mais viável para sua rotina, investir em projetos práticos pequenos no dia a dia ou ampliar sua participação em comunidades online de análise de dados?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!