1
resposta

[Projeto] Meta de Aprendizado SMART para DBA Oracle

Meta de Aprendizado SMART para DBA Oracle

Específica (Specific): Quero aprender a configurar, gerenciar e otimizar um ambiente Oracle Database, incluindo criação de usuários, backup e recuperação com RMAN, e monitoramento de performance usando ferramentas como SQL Developer.

Mensurável (Measurable): Meu progresso será avaliado por meio de: Realização de pelo menos 5 laboratórios práticos, abrangendo instalação, criação de tablespaces, e recuperação de dados. Leitura e resumo de 3 capítulos de um guia oficial Oracle Database por mês. Completar a simulação de cenários de falhas e recuperação no banco de dados com sucesso até o final do 3º mês.

Atingível (Achievable): Tenho acesso aos recursos necessários, como um ambiente de laboratório configurado em máquinas virtuais, documentação oficial, e apoio de fóruns e comunidades. Meu planejamento semanal de estudo, com 10 horas dedicadas, torna o objetivo alcançável.

Relevante (Relevant): O aprendizado em DBA Oracle está alinhado aos meus objetivos profissionais de me especializar na administração de bancos de dados, aumentar minha empregabilidade, e estar preparado para desafios corporativos. Além disso, o conhecimento adquirido será útil para buscar certificações Oracle.

Temporal (Timely): Estabeleci um prazo de 6 meses a 12 meses para dominar os conceitos básicos e intermediários, com um marco no final de cada mês para revisar o progresso. Quero estar apto a realizar tarefas práticas básicas de um DBA até o 2º mês e avançar para configurações e soluções mais complexas até o final do 12º mês.

1 resposta

Oi, Arley!

Obrigada por compartilhar.

Gostei bastante da sua meta SMART, especialmente pelo detalhamento nas etapas de aprendizado e a clareza no estabelecimento dos prazos. Definir objetivos mensuráveis, como realizar laboratórios práticos e ler capítulos do guia, é uma excelente forma de acompanhar seu progresso de maneira eficiente.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!