Corrigi o bug de fazer vários pontos quando as vezes a bolina passa da raquete com a function (bolinhaNaoFicaPresa) mas em alguns momentos, a bolinha pega na ponta da raquete e faz 2 pontos. Como consigo corrigir isso? Segue meu projeto:
// variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 13; let raio = diametro / 2;
// velocidade da bolinha let velocidadexBolinha = 6; let velocidadeyBolinha = 6; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;
// variaveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150;
// variaveis do oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;
// variaveis chance de errar let chanceDeErrar = 0;
// placar do jogo let meusPontos = 0; let oponentePontos = 0;
let colidiu = false;
// sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
function preload(){ trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); incluiPlacar(); marcaPonto(); bolinhaNaoFicaPresa(); }
function mostraBolinha (){ circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadexBolinha; yBolinha += velocidadeyBolinha; }
function verificaColisaoBorda(){ if (xBolinha + raio> width || xBolinha - raio< 0){ velocidadexBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio> height || yBolinha - raio< 0){ velocidadeyBolinha *= -1; }
}
function mostraRaquete(x, y){ rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura); }
function movimentaMinhaRaquete() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function verificaColisaoRaquete(){ if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){ velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function verificaColisaoRaquete(x, y){ colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio); if (colidiu){ velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar calculaChanceDeErrar() }
function incluiPlacar(){ stroke(255) textAlign(CENTER) textSize(16) fill(color(24, 96, 0)) rect(150, 10, 40, 20) fill(255) text(meusPontos, 170, 26) fill(color(24, 96, 0)) rect(450, 10, 40, 20) fill(255) text(oponentePontos, 470, 26)
}
function marcaPonto(){ if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; ponto.play(); } if (xBolinha < 10){ oponentePontos += 1; ponto.play(); } }
function bolinhaNaoFicaPresa(){ if (xBolinha - raio < 0){ xBolinha = 23 } if (xBolinha + raio > 600){ xBolinha =580 } }
function calculaChanceDeErrar() { if (oponentePontos >= meusPontos) { chanceDeErrar += 1 if (chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40 } } else { chanceDeErrar -= 1 if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar = 35 } } }