E cada vez melhor!!!
Legal que encontrei nessa aula as soluções que tinha pensado na aula anterior mas ainda não tava sabendo como fazer.
Ainda ficou faltando uma coisa: o valor do segredo permanece o mesmo, só muda se dermos reload na página. Poderia mudar a cada tentativa.
No meu código, inseri um alert no final, informando qual era o número do segredo. Ficou assim:
<meta charset="UTF-8">
<!--
    No mundo HTML
    criar campo de entrada de texto com botão:
        - campo de entrada de texto (tag input do HTML);
        - botão (tag button do HTML).
-->
<input placeholder="digite um númenro"/><br>
<button>Clique para comparar</button>
<script>
    function escrever(frase) {
        document.write(frase);
    }
    function pularLinha() {
        escrever("<br>");
    }
//    Melhorando o jogo de adivinhação
//    limpar campo de texto em caso de palpite errado
//        - input.value recebe String em banco
//    Dar foco no campo de texto sempre que errar
//        - função input.focus()
//    Segredo randômico com Math.random()
//    Arredondar segredo com Math.round()
//    Dar foco no campo de texto sempre que recarregar a página
//        input.focus antes da function verifica
    var segredo = Math.round(Math.random() * 10);
    var input = document.querySelector("input");
        input.focus();
    function verifica(){
        if(input.value == segredo) {
            alert("Aeee, acertou!!");
        }else {
            alert("Vixi, né não!");
        }
        input.value = ("");
        input.focus();
        alert(" o númenro era " + segredo);
    }
    var button = document.querySelector("button");
    button.onclick = verifica;
</script>
 
            