Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Melhorando a Eficiência do INSERT no Oracle: Utilizando %TYPE para Definir Valores de Inserção

Na primeira aula do capítulo 3, o professor ensina como fazer um INSERT simples, onde ele declara manualmente o tipo dos campos v_ID e v_DESCRICAO. No entanto, no Oracle, é possível definir esses valores sem consultar a tabela que será inserida. Para isso, você pode usar o %TYPE para referenciar a tabela e a coluna desejada.

Aqui está um exemplo:

DECLARE 
 v_ID segmercado.id%type; 
 v_DESCRICAO segmercado.descricao%type; 
BEGIN
    v_ID := 2; 
    v_DESCRICAO := 'Atacado'; 
    INSERT INTO SEGMERCADO (ID, DESCRICAO) VALUES (v_ID, v_DESCRICAO); 
END;

Neste exemplo, o %TYPE é usado para definir os tipos das variáveis v_ID e v_DESCRICAO com base nas colunas correspondentes da tabela SEGMERCADO. Em seguida, você pode atribuir valores a essas variáveis e usá-las no comando INSERT. Isso torna o código mais flexível, pois você não precisa se preocupar em atualizar manualmente os tipos das variáveis se a estrutura da tabela mudar.

1 resposta
solução!

Olá, Lucas, tudo bem?

Exatamente! Utilizamos o "%type" quando queremos declarar o tipo de dado de forma dinâmica. Ao utilizarmos esse comando para definir um tipo de variável de uma coluna, qualquer alteração na estrutura da tabela, automaticamente isso refletirá nos tipos das variáveis. Dessa forma, como você mesmo mencionou, não há a preocupação de atualizar manualmente o código.

Obrigada por compartilhar essa informação no fórum, ela poderá ajudar outros alunos!

Lucas, caso surja alguma dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!