1
resposta

[Projeto] Me desafiei e Fui um pouco além... Adivinha Mais

Eu pensei:

  • será que funciona fazer um function Para o document.querySelector ?
  • será que da para focar no input assim que carrega?
  • e colocar um texto no input como nos sites dizendo o que é para fazer?
  • e se não só mostrar que errou...
  • e se eu der mais tentativas?...
  • e se eu disser se é maior ou menor...
  • será que consigo colocar o "enter" para funcionar?

acho que fui um pouco demais, porém é legal praticar e queimar os miolos...

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Jogo da adivinhação!</title>
</head>
<body>

     <h2>Bem vindo ao Jogo do segredo</h2>
     <h3>Segredo é de 0 a 20 - Você tem 5 tentativas</h3>

    <!--autofocus é para focar assim que carregar a página ||| placeholder é o texto na caixa do input -->

     <input type="text" autofocus placeholder="Digite seu chute">

     <button type="submit" name="Botão de Confirmar" >Chute!</button>


<script>
   function pulalinha(){
        document.write("<br>")
        document.write("<br>")
   }
   function mostra(texto){
        document.write(texto);
        pulalinha();
   }

   ///função para sortear um número aleatório

   function sorteia(n){
     return Math.round(Math.random()*n);
   }

   ///função para chamar o querySelector

   function seletor (texto){

     return document.querySelector(texto);

   }
   var numeroPensado = sorteia(20);
   console.log(numeroPensado);

   var input = seletor("input");


     alert("Bem vindo ao Jogo do adivinha 2")
     var contadorDeChutes = 1;

///função do verifica com os extra... tentativas, alert para dizer que errou e se é maior ou menor...

   function verifica(){
     var chute = input.value;

          if(input.value == numeroPensado){
               alert("você acertou! O numero pensado era " + numeroPensado);

          }else{

               alert("Você errou! Seu chute "+ contadorDeChutes + "º foi " + chute + "!")
               if (input.value > numeroPensado){
                    alert("o número pensado é menor... Você tem mais " + (5-contadorDeChutes) + " tentativas")

               }
               else{
                    alert("O número pensado é MAIOR... Você tem mais " + (5-contadorDeChutes) +" tentativas");
               }
          }

          /// aqui quando termina as tentativas ele sai da página e carrega outra dizendo a mensagem e qual era o número sorteado...

          if (contadorDeChutes == 5 && chute != numeroPensado) {
               mostra("<h1>Você errou os 5 chutes e o número pensado era " + numeroPensado)
          }
          contadorDeChutes++;


   }

   var button = seletor("button");

   ///essa function é para chamar o botão no click do enter...

   document.addEventListener("keypress", function(evento){if(evento.key==="Enter"){button.click()}});

   button.onclick = verifica;

</script>
</body>
</html>

Pelo menos funcionou...

1 resposta

Oi, Jonatas! Tudo bem?

Ufa, acertei na quarta tentativa! Brincadeiras à parte, o seu programa ficou excelente, parabéns! Um ponto muito importante para que possamos nos desenvolver como estudantes e profissionais é se desafiar, cada questionamento feito por você, sem dúvidas, será fundamental para o seu aprendizado, pode acreditar.

Organizar um código assim como você fez é algo indispensável durante o desenvolvimento de um projeto — pensando não somente em sua manutenção, como também na interpretação feita pelas pessoas programadoras!

Continue praticando e se dedicando nos estudos. Caso surja alguma dúvida, lembre-se que você pode postá-la no fórum. Ficarei feliz em te ajudar!

Até mais, Jonatas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software