1
resposta

[Projeto] Mapeamento tendências de Comportamento

1ª habilidade: empatia

Descrição: capacidade de se colocar no lugar do outro estabelecendo confiança e segurança.

Sua resposta: A empatia é algo que salvaria o mundo. Todos ou a maioria dos problemas seriam resolvidos se pudéssemos sentir e entender o outro. Não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes procuramos ver através da nossa verdade e não através do que o outro sente. Pois cada um sente de maneira diferente. Mas, acredito sim que consigo ter empatia.

Insights (aprendizados): Por exemplo, em muitos casos que percebo que determinada atitude não seria a mais correta, quando algum comportamento ou atitude não foi a esperada. Tendo entender, questionar e averiguar os motivos da pessoa ter tomado aquela decisão. Acredito que a empatia passa muito perto do saber ouvir verdadeiramente. E procuro sempre praticar a escuta ativa das pessoas para melhor entendê-las e para que elas sintam-se importantes, como são.

2ª habilidade: relacionamento Interpessoal

Descrição: facilidade de interação com diversos públicos (equipe, pares e chefia) resultando em relações de confiança.

Sua resposta: Meu ponto forte é a comunicação. Amo interagir, conhecer pessoas, conhecer lugares e entender diferentes mundos. Acredito que essa facilidade me abriu e abre diversas portas.

Insights (aprendizados): Trago como exemplo a minha própria promoção a líder da Unidade de Pelotas. Sempre procurei realizar meu trabalho com eficiência e eficácia, sempre gostei de demonstrar aquilo que fazia e auxiliar os colegas a também fazerem coisas do tipo, me sentia e era vista como referência para minha antiga Unidade (setor de trabalho). Em abril do ano passado, mudei de setor, passei a ser da Unidade de Pelotas, não conhecia ninguém. Havia uma colega que era a referência da Unidade; no mesmo mês soube que haveria um processo para escolha de Líder e que meu nome estaria sendo cotado, participei da seleção e fui escolhida; Pessoa nova sendo referência em uma unidade nova. Tinha tudo para dar errado. Mas, através eu creio, da minha simpatia e bons relacionamentos pude em pouco tempo conquistar a confiança da minha equipe e do meu gestor.

3ª habilidade: escuta ativa

Descrição: capacidade de ouvir em detalhes enquanto o outro fala, sem julgamentos, estabelecendo um diálogo construtivo.

Sua resposta: Como trouxe acima, eu procuro sempre fazer isso. As vezes, quando não gero bem o meu tempo, costumo ficar no piloto automático pelas inúmeras tarefas do dia a dia, principalmente, quando peco em delegar. Mas, esse é um ponto crucial para qualquer líder, baseado no que vivi e nos líderes que eu tive na vida, muitas vezes o que eu mais queria era sentir a escuta ativa, as vezes, é só isso que esperamos. Então, pratico diariamente para que eu seja um exemplo na escuta dos meus liderados. Claro, que sempre há o que melhorar.

1 resposta

Olá, Patricia. Tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua resposta conosco.

Ela ficou bem elaborada e tenho certeza que ajudará outros/as colegas aqui da comunidade Alura.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Outra maneira de aproveitar ainda mais o fórum é comentando tópicos criados por outros/as colegas.

Bons estudos!

Patricia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software