3
respostas

[Projeto] Mapa Coropletico no Power BI

Olá.

Gostaria de criar um mapa coropletico no Power BI e não sei como estruturar uma base de dados nível municípios. Pode me informar quais informações são necessárias para que funcione?

Minha tabela já tem: Código do IBGE, País, Estado, Município, Latitude e Longitude.

3 respostas

Boa tarde Alberto, tudo bem com você?

A base de dados com as colunas que você mencionou já está bem estruturada para este tipo de visualização - um dos pontos mais importantes é ter latitude e longitude. No Power BI, você pode usar o visual de mapa para isso. Nesta documentação do Power BI tem o passo a passo para criar esse tipo de mapa.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

A ideia seria o usar o Mapa Coropletico mesmo. Estou ciente que o visual padrão funciona. Porém o meu projeto necessita localizar o perímetro dos municípios e não só pontos.

Neste caso Alberto, precisamos de um arquivo com extensão TopoJSON para contornar os municípios. Fiz um exemplo para te mostrar, acompanhe comigo.

• Primeiro, precisamos baixar o mapa do Brasil com todos os municípios. Podemos fazer isso indo neste site do IBGE.

• Para exemplificar, eu escolhi a base mais recente do estado de Minas Gerais e faremos um mapa coroplético da população de cada cidade:

Imagem que mostra a opção do mapa de municípios de Mians Gerais marcado

• Será baixado um arquivo .zip. Extraia os dados da pasta baixada e faça a conversão para o formato que o Power BI suporta - nesse caso, o formato TopoJSON. A conversão pode ser feita importando todos os arquivos da pasta no site mapshaper e exportando para o formato TopoJSON:

Imagem que mostra a opção TopoJSON marcada para exportação

• Agora, dentro do Power BI selecione mapa de formas.

• Em configurações do mapa, escolha mapa personalizado e selecione o arquivo .json que você baixou:

Caso a opção mapa personalizado não apareça para você, vá em Aquivo -> Configurações -> Opções e configurações -> Opções -> Recursos de visualização e marque a opção moldar o visual do mapa. Feche e abre novamente o Power BI para a mudança ser aplicada.

Opção que mostra o mapa personalizado marcado

• Agora, coloque o município no campo localização e será marcado no mapa, como mostro abaixo:

Imagem que mostra o resultado com um mapa destacando os municípios que tem mais ou menos habitantes

Importante: Se você precisa de um mapa com todos os municípios do Brasil, no mesmo site do IBGE possui essa fonte de dados e o passo a passo será idêntico, apenas com a mudança da base de dados. Mas, como temos mais de 5 mil municípios no Brasil, pode ser que o Power BI demore para processar a base de dados e gere até mesmo problemas de desempenho, ficando um pouquinho mais lento.

Abraços e bons estudos!