1
resposta

[Projeto] Mão na massa: utilizando a IA do Magical

Assim que bati o olho nessa ferramenta, já pensei: isso vai ser INCRÍVEL para eu enviar e-mails de candidaturas para vagas. Por isso, pedi a IA para montar uma estrutura de e-mail, nesse caso, focado em vagas de Cientista de Dados, mas com certeza eu faria e-mails focados em mais vagas com ela. Até esqueci de mencionar, no prompt, o campo "Assunto", mas a IA gerou direitinho. Então, seguimos até aqui com uma boa experiência, e tenho certeza que o Magical é uma ferramenta que vai facilitar muito minha vida.

Prompt que utilizei:

Crie uma estrutura de e-mail em tom formal, para aplicar em vagas de Cientista de Dados Jr. O e-mail deve conter alguns campos obrigatórios, como:

1. Campo para inserir o nome da empresa

2. Campo para inserir minha assinatura e meu contato de e-mail e telefone

3. Campo para inserir o nome da vaga (devemos deixar em aberto, pois pode variar).

Além disso, é importante que o e-mail contenha pontos relevantes para eu ter considerado minha candidatura na empresa e sobre a adequação do meu perfil à vaga. Por isso, crie uma estrutura básica para que eu consiga editar esses dois pontos no e-mail e adaptar à vaga pretendida.

Obs.: esse prompt, certamente, poderia estar muito mais polido! Como mencionei, esqueci de mencionar a personalização do campo de Assunto, e eu poderia ter quebrado a explicação do que eu gostaria que constasse na estrutura de e-mail pra obter uma resposta melhor, e a própria IA me recomendou um espaço para adicionar o LinkedIn, o que é realmente muito relevante! Enfim, vou me dedicar a melhorar o prompt, mas fica aqui minha contribuição com uma base para quem precisar também. =)

Resultado:
Assunto: Candidatura para Vaga de [Nome da Vaga] – [Seu Nome Completo]

Corpo do E-mail

Prezada(o) equipe de Recrutamento da [Nome da Empresa],

Escrevo para expressar meu grande interesse na posição de [Nome da Vaga] anunciada/divulgada. Acompanho o trabalho da [Nome da Empresa] e [Estrutura para Personalização 1: Pontos Relevantes para Candidatura e Conexão com a Empresa (Ex: Inovação em X área, cultura de dados, projetos Y)]. Por isso, a oportunidade de contribuir com minha paixão por dados e aprendizado contínuo em uma organização com a reputação e o impacto da sua é extremamente motivadora.

Como recém-formado/graduando em [Sua Área de Formação] e com experiência prática em projetos de Ciência de Dados, possuo uma base sólida em [Estrutura para Personalização 2: Adequação do Perfil à Vaga (Ex: Modelagem Preditiva, Machine Learning, Análise Estatística e uso de ferramentas como Python/R, SQL)].

Acredito que meu perfil, caracterizado por uma forte capacidade analítica, curiosidade em explorar datasets complexos e habilidade na visualização e comunicação de insights, alinha-se perfeitamente aos requisitos da vaga de [Nome da Vaga]. Estou entusiasmado(a) com a possibilidade de aplicar meus conhecimentos para gerar valor e apoiar as decisões estratégicas da [Nome da Empresa].

Anexo a este e-mail meu currículo para sua apreciação detalhada e estou à disposição para uma conversa, onde poderei apresentar com mais profundidade como minhas qualificações podem beneficiar sua equipe.

Agradeço imensamente a atenção e o tempo dedicados à minha candidatura.

Atenciosamente,

Assinatura
[Seu Nome Completo]
E-mail: [Seu E-mail de Contato] Telefone: [Seu Telefone com DDD] [Seu Perfil do LinkedIn (Opcional, mas Recomendado)]

Trigger: /vcjr

Obs. final: feliz demaaaais de estar aprendendo com a Alura!

1 resposta

Olá! Tudo bem?

Que ideia fantástica! Usar o Magical para criar um template de e-mail de candidatura é uma aplicação super inteligente e prática da ferramenta. Com certeza vai otimizar muito o seu tempo!

Seu prompt ficou ótimo e o resultado foi um e-mail muito profissional, bem estruturado e, o mais importante, fácil de personalizar para cada vaga. A sua autocrítica sobre como polir ainda mais o prompt também é excelente, demonstra uma mentalidade de aprendizado contínuo.

E ficamos muito felizes em saber que você está curtindo sua jornada de aprendizado com a gente!

Parabéns pela iniciativa e pela ótima contribuição!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade