1
resposta

[Projeto] Mão na massa: usando o ChatGPT na sua rotina de copywriting

Na redação de textos para comunicação interna e institucional, enxergo inúmeros benefícios ao utilizar ferramentas como o ChatGPT ou outras IAs generativas. A economia de tempo é uma vantagem expressiva, pois a automação de processos, a geração de resumos e a sugestão de textos pela IA adiantam muito o trabalho. Ter prompts sistematizados, por exemplo, acelera a obtenção de respostas e direcionamentos para o resultado que se procura com o texto. Poder testar vários formatos, revisá-los com a ajuda da IA e gerar novos textos num processo contínuo de aprimoramento é outro benefício inquestionável, pois isso vai ter um forte impacto na qualidade e na eficácia do conteúdo produzido.

Na minha área de atuação, criar textos para e-mail marketing e outras mídias em campanhas de divulgação, posts para redes sociais como Instagram e WhatsApp fica muito mais fácil com o auxílio do ChatGPT e cia. Elaborar peças com linguagem diferenciada dependendo do público-alvo e do objetivo de determinada divulgação, criar hashtags e palavras-chaves para resumir e marcar um conteúdo, aprimorar técnicas de persuasão e engajamento, são muitas possibilidades. Espero conseguir aplicar com eficiência o que estou aprendendo ao meu trabalho.

1 resposta

Oi, Marcos! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Seu olhar sobre como estruturar prompts e usar a IA como aliada no ciclo de criação, revisão e aprimoramento dos textos mostra uma ótima percepção prática do conteúdo do curso. É interessante como você conecta isso diretamente à rotina de comunicação institucional e marketing, demonstrando aplicação real.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!