1
resposta

[Projeto] Mão na massa: pesquisando sobre a aplicação de IA no cotidiano

Hoje, a Inteligência Artificial já está presente no cotidiano de muitas pessoas, principalmente por meio de assistentes capazes de entender linguagem natural, responder perguntas, resumir conteúdos, ajudar em tarefas profissionais e até apoiar estudos. Entre os exemplos mais conhecidos, escolhi Claude, ChatGPT e Copilot, pois são ferramentas que mostram bem como a IA vem se tornando cada vez mais acessível e útil no dia a dia, além do fato de serem as que eu possuo ampla experiência por utilizadas diariamente com absoluta frequência.

Vou começar pelo meu preferido o ChatGPT que trata-se de um assistente conversacional baseado em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), e no meu dia a dia, o ChatGPT facilita muito tarefas que antes exigiam mais tempo, como escrever textos, organizar ideias, revisar conteúdos, estudar temas novos e no meu caso principalmente programar. O principal ganho que eu percebo como usuário está na rapidez, na interação em linguagem natural e na possibilidade de fazer perguntas de forma simples, quase como em uma conversa. Isso reduz barreiras técnicas e torna a tecnologia mais acessível. Sobre a evolução do ChatGPT mostra como a IA foi saindo de respostas mais genéricas para experiências mais completas, com melhor qualidade de raciocínio, maior relevância contextual e recursos como memória e multimodalidade. Inclusive pode-se ver nas notas oficiais da OpenAI que mostram melhorias contínuas em qualidade de resposta e memória entre conversas, o que torna a ferramenta mais útil e mais personalizada com o tempo.

Agora sobre o Claude que também é baseado em PLN e em LLMs, com foco em linguagem, análise, raciocínio e produção de conteúdo, inclusive assim como o ChatGPT eu uso ela na versão paga, e ela é muito mais poderosa na produção de código, porém em todas as demais necessidades o ChatGPT ganha disparado! e com relação a evolução do Claude aparece no avanço de suas capacidades de raciocínio, análise visual, planejamento, uso de ferramentas e contexto mais longo, o Claude me faz pensar que a IA não evolui só para responder mais rápido, mas também para responder com mais clareza, confiabilidade e profundidade. Isso é importante porque, no uso diário, a minha confiança como usuário influencia muito na adoção da ferramenta nesse caso como programador.

Agora outro que eu utilizo diatiamente e também na versão premium é o Copilot que também utiliza PLN e modelos de linguagem, mas seu diferencial está na forte integração com ambientes de produtividade, como Microsoft 365, navegador, aplicativos e fluxos de trabalho, que inclusive eu utilizo integrado em todos os meus clientes, e somente essa eu utilizo assim! e eu acredito muito que essa é a principal facilidade do Copilot que é estar integrado às ferramentas que muitas pessoas já usam, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams. Isso melhora a experiência porque a IA deixa de ser uma ferramenta separada e passa a atuar dentro do próprio fluxo de trabalho, ajudando a resumir e-mails, montar apresentações, gerar textos e analisar dados com mais produtividade, e com relação a evolução que foi de um assistente baseado principalmente em texto para uma experiência mais multimodal e contextual, com recursos de voz, visão e melhor grounding em dados do usuário e da organização.

Então em um contexto conclusivo esses três exemplos mostram que a IA já faz parte da vida cotidiana de forma muito concreta. Ela ajuda a economizar tempo, melhorar a produtividade, facilitar o acesso à informação e tornar tarefas complexas mais simples. Ao mesmo tempo, a evolução dessas ferramentas mostra que a IA está deixando de ser apenas uma tecnologia experimental para se tornar uma presença constante no estudo, no trabalho e na comunicação das pessoas.

1 resposta

Oii Leandro, como você está?

Achei muito interessante como você utilizou o recurso de comparar e contrastar as diferentes aplicações de Inteligência Artificial, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma.

Seu trabalho está bem estruturado e fácil de seguir, o que é fundamental para uma boa comunicação. Você também demonstrou uma boa compreensão das tecnologias de IA e de como elas são aplicadas no dia a dia, o que é o objetivo principal da atividade. É claro que você se esforçou para entender o assunto e apresentar suas ideias de forma clara e concisa.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade