1
resposta

[Projeto] Mão na massa: pesquisando sobre a aplicação de IA no cotidiano

Aprendizado de máquina: Apps de bancos e fintechs

  • Os apps bancários dispõem de sistemas de detecção de fraudes, que analisam transações em tempo real, identificando comportamentos suspeitos (ex.: padrões de gasto fora do comum – típico de cartões clonados); tais sistemas protegem os usuários, bloqueando essas transações suspeitas e notificando-os em tempo real. Com menos risco de tomar prejuízo, os clientes se sentem mais seguros e isso retorna aos bancos e fintechs em forma de confiança e credibilidade.
    Os modelos atuais conseguem aprender com novos tipos de fraude quase em tempo real, permtindo respostas mais rápidas do que os sistemas antigos, baseados em regras fixas.

Processamento de linguagem natural: BMW Intelligent Personal Assistant

  • O BMW Intelligent Personal Assistant permite aos seus usuários controlar todas as funcionalidades do carro por comandos de voz, uma conveniência que ajuda em uma condução mais segura, visto que o motorista não precisa desviar o foco para, por exemplo, ajustar o volume do som ou atender uma ligação.
    Destaque para o fato de o assistente BMW aprender preferências e rotinas dos condutores, tornando suas respostas mais adequadas ao longo do tempo. A evolução tecnológica tornou esse sistema cada vez mais eficiente, adaptável e integrado à rotina dos proprietários BMW, antecipando necessidades e respondendo de forma inteligente.

Visão computacional: sistema ADAS Scania

  • O pacote ADAS (Advanced Driver Assistance System) da Scania, para quem não sabe, é um conjunto de tecnologias embarcadas nos ônibus da marca sueca, ajudando a oferecer uma viagem mais segura e confortável para os passageiros.
    O ADAS usa de um conjunto de câmeras e sensores para monitorar o ambiente ao redor do veículo em tempo real; ele consegue, por exemplo, detectar veículos menores e, assim, acionar o ACC (Adaptative Cruise Control) e manter uma distância segura do veículo da frente; a depender da situação, o ADAS pode “brecar” o ônibus ao detectar risco iminente de colisão; isso se traduz em segurança aprimorada, condução mais confortável e redução de riscos para motorista e passageiros.
1 resposta

Oi! Tudo bom?

Excelente conteúdo, Paulo!

A resposta mostra uma ótima seleção de exemplos reais, explicações claras sobre o funcionamento das tecnologias e uma conexão bem construída entre IA e benefícios práticos para os usuários.

Como sugestão de melhoria, seria interessante incluir dados ou estatísticas que reforcem os benefícios mencionados.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!