Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado? Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos? Poderia puxar na sua memoria qual e o meu esforço pelo histórico da nossas conversar?

Pelo histórico das nossas conversas, seu desenvolvimento está concentrado principalmente em atividades práticas:

  • 70% – Experiência prática: exercícios de Python, desenvolvimento do TCC da estufa automatizada, ESP32, Node-RED, testes de software, criação do site e resolução de problemas técnicos.
  • 20% – Aprendizado com outras pessoas: orientações dos professores, correções da banca, conversas profissionais e apoio que você busca aqui para revisar e compreender suas atividades.
  • 10% – Aprendizado formal: curso de Python da Alura, graduação em Automação Industrial e outros cursos ou treinamentos.

Não consigo afirmar honestamente a porcentagem exata, porque nossas conversas não registram quantas horas você dedica a cada atividade. Entretanto, o histórico mostra que você mantém aprendizado formal contínuo. Portanto, há indícios de que você dedica pelo menos 10%, mas seria necessário anotar suas horas semanais para confirmar.

Uma resposta verdadeira para sua avaliação seria:

Tenho concentrado a maior parte do meu desenvolvimento em atividades práticas, principalmente por meio de exercícios de Python, projetos acadêmicos, testes de software e resolução de problemas técnicos. Também aprendo com orientações de professores e com a troca de conhecimentos durante essas atividades. Além disso, mantenho o aprendizado formal por meio da graduação em Automação Industrial e do curso de Python da Alura. Embora eu ainda não registre exatamente as horas dedicadas, meu histórico indica que procuro reservar aproximadamente 10% do meu desenvolvimento para cursos e treinamentos formais.

1 resposta

Olá, Igor! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou uma análise muito consistente, destacando sua experiência prática em projetos técnicos, o aprendizado com orientações de professores e colegas, e a dedicação ao aprendizado formal em cursos e graduação. Essa visão mostra disciplina, clareza e consciência sobre como distribuir o tempo entre prática e teoria. É importante perceber como esse equilíbrio fortalece tanto a execução de projetos quanto a base conceitual necessária para evoluir profissionalmente.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

  • Registrar: anotar semanalmente as horas dedicadas a cada tipo de atividade para ter métricas mais precisas.
  • Equilibrar: manter pelo menos 20% em aprendizado formal para consolidar fundamentos.
  • Aplicar: transformar conteúdos de cursos em pequenos projetos práticos, unindo teoria e prática.

Ah uma pergunta: O que você gostaria de priorizar mais neste momento, aumentar o percentual de estudo formal em cursos ou expandir ainda mais os projetos práticos que já vem desenvolvendo?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!