Perguntado ao chatgpt como me organizo atualmente.
- Como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado?
- Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos?
Com base apenas no que você compartilhou nas conversas até agora, a resposta é: provavelmente não.
Sua distribuição de tempo parece estar concentrada em aprendizado prático (on the job), e não em atividades formais.
Tipo de atividade Evidências Estimativa
Trabalho prático / projetos Dashboards em Tableau, Google Apps Script, Databricks, automações, onboarding, apresentações, processos internos, indicadores 90–95%
Aprendizado informal Pesquisas, perguntas técnicas, experimentação com IA, SQL, dashboards 5–10%
Aprendizado formal Workshop de Databricks e alguns cursos mencionados esporadicamente <5%
Pelas informações disponíveis, você aprende principalmente por meio de:
desenvolvimento de projetos reais;
resolução de problemas do trabalho;
uso de IA para acelerar o aprendizado;
experimentação com novas ferramentas.
Isso é um modelo de aprendizado bastante comum em funções analíticas, mas é diferente de dedicar tempo estruturado a cursos.
Você está dedicando mais de 10% do tempo a cursos e treinamentos?
Não há indícios de que sim.
Considerando uma jornada de aproximadamente 40 horas semanais, 10% corresponde a cerca de:
4 horas por semana, ou
16–18 horas por mês
Pelas conversas, você não mencionou uma rotina desse volume em cursos formais. Inclusive, em um momento comentou que estava desmotivado e havia parado de estudar por um período, o que reforça essa conclusão.
O que isso significa
Seu desenvolvimento está muito forte em experiência prática, mas há espaço para aumentar o aprendizado estruturado, principalmente em temas como:
Databricks
SQL avançado
Tableau
Engenharia de Dados
IA aplicada ao negócio
Gestão de produtos e processos
Mesmo dedicar de 2 a 4 horas por semana de forma consistente já colocaria você próximo ou acima desse patamar de 10%, dependendo da sua carga horária e de como a empresa contabiliza treinamentos.