Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10

Perguntado ao chatgpt como me organizo atualmente.

• Como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado?
  • Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos?
Com base apenas no que você compartilhou nas conversas até agora, a resposta é: provavelmente não.

Sua distribuição de tempo parece estar concentrada em aprendizado prático (on the job), e não em atividades formais.

Tipo de atividade	Evidências	Estimativa
Trabalho prático / projetos	Dashboards em Tableau, Google Apps Script, Databricks, automações, onboarding, apresentações, processos internos, indicadores	90–95%
Aprendizado informal	Pesquisas, perguntas técnicas, experimentação com IA, SQL, dashboards	5–10%
Aprendizado formal	Workshop de Databricks e alguns cursos mencionados esporadicamente	<5%

Pelas informações disponíveis, você aprende principalmente por meio de:

desenvolvimento de projetos reais;
resolução de problemas do trabalho;
uso de IA para acelerar o aprendizado;
experimentação com novas ferramentas.

Isso é um modelo de aprendizado bastante comum em funções analíticas, mas é diferente de dedicar tempo estruturado a cursos.

Você está dedicando mais de 10% do tempo a cursos e treinamentos?

Não há indícios de que sim.

Considerando uma jornada de aproximadamente 40 horas semanais, 10% corresponde a cerca de:

4 horas por semana, ou
16–18 horas por mês

Pelas conversas, você não mencionou uma rotina desse volume em cursos formais. Inclusive, em um momento comentou que estava desmotivado e havia parado de estudar por um período, o que reforça essa conclusão.

O que isso significa

Seu desenvolvimento está muito forte em experiência prática, mas há espaço para aumentar o aprendizado estruturado, principalmente em temas como:

Databricks
SQL avançado
Tableau
Engenharia de Dados
IA aplicada ao negócio
Gestão de produtos e processos

Mesmo dedicar de 2 a 4 horas por semana de forma consistente já colocaria você próximo ou acima desse patamar de 10%, dependendo da sua carga horária e de como a empresa contabiliza treinamentos.
1 resposta

Oi, Natan. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar o resultado da atividade. Sua resposta mostra uma boa reflexão sobre como você está distribuindo o tempo entre aprendizado prático, aprendizado informal e aprendizado formal, relacionando isso com sua rotina de trabalho e estudos. Esse tipo de análise é justamente o objetivo da proposta do curso, já que ajuda a identificar onde estão seus pontos fortes e quais aspectos podem ser desenvolvidos.

Faz sentido que a maior parte do seu aprendizado esteja acontecendo por meio de projetos reais, resolução de problemas e experimentação com ferramentas utilizadas no dia a dia. Esse tipo de experiência costuma acelerar bastante a evolução técnica, principalmente em áreas como análise de dados e engenharia de dados. Ao mesmo tempo, reservar algumas horas por semana para cursos e treinamentos pode complementar esse aprendizado, aprofundando conceitos que nem sempre aparecem na rotina de trabalho.

Na sua opinião, qual tema faria mais diferença para incluir em uma rotina de estudos estruturada nos próximos meses: SQL, Databricks, Tableau ou outro assunto relacionado ao seu trabalho?

Parabéns por concluir a atividade e por compartilhar sua reflexão com a comunidade. Continue participando do fórum sempre que surgir alguma dúvida ou quiser trocar experiências. O fórum está à disposição para ajudar no seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!