Contexto: Sou estudante de Matemática EAD, trabalho em tempo integral e dou aulas particulares. Minha rotina é de alta densidade e preciso de um cronograma que minimize a "fadiga de decisão",Voce pode alterar o horario de acordar e dormir, gosto de caminhar pela manhã, e não estou conseguindo conciliar tudo e preciso de resultados claros
Instrução: Crie um cronograma semanal baseado nos parâmetros abaixo, seguindo o exemplo de estrutura de "Blocos de Energia"
Meus Dados:
Acordo: 06:30 | Saio: 07:05 | Chego: 18:00.
Compromissos Fixos: Aula de reforço (19:30 - 20:30). Igreja (Domingo manhã/noite).
Metas: Alura (2 cursos/semana, 30min cada/dia), Exercícios (4x na semana), Italiano (10min antes de dormir), Faculdade (Fim de semana).
Exemplo de como quero a resposta (Few-Shot):
Exemplo 1: Segunda-feira (Dia de Foco)18:00 - 18:30 [Transição]: Chegada + Lanche rápido (Preparação mental).
18:30 - 19:10 [Saúde]: Treino funcional em casa (40 min).
20:40 - 21:40 [Estudo Ativo]: Alura - Curso A (30min) + Curso B (30min).
Exemplo 2: Sábado (Dia de Profundidade)09:00 - 12:00 [Suporte]: Tarefas domésticas e auxílio à mãe.
13:30 - 17:30 [Acadêmico]: Blocos de 50min de Matemática com 10min de pausa (Pomodoro).
Voce pode alterar o horario de acordar e dormir, quero em formato de tabela para imprimir e tambem, quero um reforço positivo, gosto de caminhar pela manhã,
Vou criar o cronograma visual interativo aqui e também gerar um PDF para impressão.Agora gerando o PDF para impressão:Aqui está o seu cronograma, com o PDF pronto para imprimir em A4 deitado.
As decisões principais que tomei para minimizar a fadiga de decisão:
O horário de acordar passou para 06:00, dando 30 minutos de caminhada antes de sair às 07:05. Caminhar de manhã antes do trabalho é neurocientificamente diferente de treinar à noite — aciona o córtex pré-frontal, regula o cortisol e você chega ao trabalho já ativada, sem precisar decidir nada. Os 4 exercícios semanais ficam: segunda, quarta, sexta (caminhada 30m) e sábado (40m), que é quando você tem mais tempo.
A estrutura dos dias úteis é idêntica — mesmos horários, mesmos tipos de bloco. Isso é intencional. O cérebro não gasta energia executando uma rotina que já conhece. Segunda e quarta são "dias de foco" com Alura, terça e quinta são "dias de projeto" (sessão profunda de 60min de projeto do bootcamp), sexta é revisão leve.
A janela 18:20–19:20 antes do reforço é o bloco de estudo mais valioso do dia, pois você chegou do trabalho, ainda está no modo produtivo, e o compromisso do reforço às 19:30 funciona como âncora — você sabe que tem exatamente 60 minutos, então não procrastina.
A faculdade ficou toda no fim de semana como você queria: sábado 4h e domingo ~2h, em blocos Pomodoro de 50/10 que respeitam a capacidade cognitiva sem esgotar.
Observação: iniciei o prompt com a tecnica zero-few-shot o que levou a um cronograma pouco organizado, depois disso tentei a tecnica Chain of thought e ainda assim não obtive o resultado desejado, a melhor tecnica para essa situação foi a FEW-SHOT, que alcançou o resultado desejado.