Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Mão na massa: desenvolva seu prompt para o Gamma APP

Adorei o Gamma App, tenho certeza que vou utiliza-lo muito ainda em meu trabalho e para estudos.
Fiz um prompt no chat GPT pedindo para ele me explicar o que é Análise de dados, copiei o texto e colei no Gamma e pedi para fazer uma apresentação.

Segue o link da minha apresentação: https://gamma.app/docs/O-que-e-Analise-de-Dados-4wf5g15sjfm8stb

1 resposta

Oi, Estudante! Como vai?

Que legal ver você colocando a mão na massa neste projeto e explorando o Gamma App na prática! Adorei ver como você utilizou o ChatGPT para gerar o conteúdo e depois levou esse texto para o Gamma criar uma apresentação visual e bem estruturada. Essa combinação de ferramentas é exatamente o tipo de abordagem que faz diferença nos estudos e no trabalho do dia a dia.

A apresentação ficou com uma sequência bastante clara e didática, passando pela definição de Análise de Dados, um exemplo prático com vendas, o ciclo da análise, os tipos de análise e as principais ferramentas da área, como Excel, SQL, Power BI, Python e IA Generativa. Certamente esse material pode ser muito útil para revisões e para compartilhar conhecimento com outras pessoas.

Uma dica para os próximos prompts é, antes de gerar a apresentação no Gamma, pedir ao ChatGPT um texto já organizado por tópicos ou slides, indicando o público que vai assistir, o objetivo da apresentação, o tempo disponível e o nível de profundidade desejado. Com essas informações bem definidas desde o início, o Gamma consegue entregar um resultado ainda mais alinhado ao que você precisa, economizando tempo e ajustes posteriores.

Continue experimentando e refinando seus prompts, porque essa habilidade cresce muito com a prática constante.

Conte sempre com o apoio da comunidade na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Qual foi a parte do processo que você achou mais desafiadora: criar o prompt no ChatGPT ou ajustar a apresentação dentro do Gamma?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!