1
resposta

[Projeto] Mão na massa: desenvolva seu prompt para o Gamma APP

Pedi à IA que fizesse uma apresentação a partir de um release que eu havia redigido. O release foi o seguinte:

Em janeiro de 2017, a Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara dos Deputados, deu início a um evento que se tornou um grande sucesso e se solidificou ao longo dos últimos oito anos. Nessa data foi realizada a primeira edição do Encontro com o Autor, no Salão de Leitura da Biblioteca, tendo como convidada a escritora Alexandra Rodrigues.

De lá pra cá, o evento acumulou 60 edições, já foi virtual em tempos de pandemia, sempre promovendo com sucesso a literatura brasileira e atraindo um grande público para acompanhar os bate-papos com autores renomados de todo o País falando das suas obras e da arte da palavra.

Já estiveram no programa nomes como Nicolas Behr, Deborah Dornellas, Jeferson Tenório, Milton Hatoum, Eliana Alves Cruz, Cidinha da Silva e Ailton Krenak. Em 2024, ocorreram edições com Fabiane Guimarães, Socorro Acioly, Leonardo Almeida Filho, Stênio Gardel, Aldri Assunção, Sérgio Rodrigues e Mariana Salomão Carrara.

O convidado para a 61ª edição, no dia 25 de novembro, é o baiano Itamar Vieira Junior, vencedor, entre outros, do Prêmio Jabuti de 2020 com o romance Torto Arado, e que mais recentemente lançou os livros Salvar o Fogo (2023) e Chupim (2024), sua primeira obra voltada ao público infantil, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas.

Neste ano, o evento passou a ser gravado pela TV Câmara para exibição na grade de programação da emissora e no canal da Câmara dos Deputados no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA), onde existe uma playlist (https://www.youtube.com/playlist?list=PLitz1J-q25kOQ5Kvv1F7tel1XAH1c4mdK) que inclui também edições dos anos anteriores.

O Encontro com o Autor é uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados.

O prompt para a criação das imagens foi o seguinte:

Quero a imagem de uma biblioteca, tendo como fundo estantes de livros e à frente, sentados em poltronas confortáveis, três pessoas, uma delas um escritor com um livro na mão, a outra, uma entrevistadora com um microfonte, e a terceira observando a conversa. Deve haver também público assistindo à conversa, acomodado em diversas cadeiras divididas em fileiras. A iluminação é natural, e a imagem deve ser realista.

O Gamma APP me propôs uma apresentação, que salvei em PDF e está neste link. Pedi que condensasse o texto e que os oito cartões tivessem resumos.

1 resposta

Oi, Marcos! Tudo bem por aí?

Muito bacana ver como você conectou o release institucional com a criação de uma apresentação visual no Gamma APP. Esse tipo de uso mostra bem como a IA pode ser uma aliada na hora de transformar conteúdo denso em algo mais leve e visualmente atrativo.

Gostei também da forma como você guiou a IA com um prompt claro e descritivo — tanto no texto quanto na imagem. Pedir os resumos nos oito cartões foi uma ótima sacada, principalmente pensando em quem vai consumir essa apresentação com mais agilidade.

Parabéns pela organização do projeto e por explorar o Gamma de forma tão estratégica!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!