Olá, Sara. Como vai?
Excelente trabalho na criação do seu Product Backlog! Você conseguiu mapear com muita precisão as principais funcionalidades necessárias para o funcionamento de uma plataforma de ensino online (LMS), cobrindo desde a experiência principal do aluno (reprodução de vídeos, área do estudante) até os pilares de sustentação do negócio (sistema de pagamento, segurança).
O seu backlog trouxe itens muito claros. Para dar o próximo passo rumo às boas práticas de mercado no Scrum, compartilho algumas dicas de como estruturar e refinar esses itens para que eles fiquem prontos para a equipe de desenvolvimento:
Transforme em Histórias de Usuário (User Stories): No dia a dia, em vez de deixar os itens como tópicos diretos, os Product Owners costumam escrevê-los sob a perspectiva de quem vai usar a funcionalidade. O modelo padrão é: Como [tipo de usuário], eu quero [funcionalidade] para [valor/benefício]. Veja um exemplo aplicado ao seu item de certificados:
Como estudante graduado, eu quero emitir um certificado digital em PDF para que eu possa comprovar minhas novas habilidades no LinkedIn.
Fatie os itens grandes (Epics): Alguns itens da sua lista são muito grandes e complexos para entrarem em uma única Sprint (período de 1 a 4 semanas). Por exemplo, o "Sistema de pagamento" é um grande épico. O ideal é dividi-lo em pedaços menores, como: 1. Integração com pagamento via Pix, 2. Integração com cartão de crédito, 3. Fluxo de estorno de assinatura.
Defina Critérios de Aceitação: Para cada item, escreva o que é o mínimo necessário para que a tarefa seja aceita. No caso da "Plataforma responsiva", os critérios poderiam ser: O menu lateral deve encolher em telas de celular e Os botões devem ter tamanho mínimo de 44x44 pixels para clique com o polegar.
Para ajudar a guiar essa organização, lembre-se de que o ciclo de vida dos itens do seu backlog costuma seguir uma estrutura de refinamento constante até o momento da entrega:
O seu mapeamento inicial foi cirúrgico e cobriu todas as regras essenciais de uma boa plataforma. Aplicar essas camadas de refinamento vai deixar o seu trabalho de PO ainda mais profissional e pronto para o time de desenvolvimento voar nas Sprints!
Espero que possa ter lhe ajudado!